Notícias

01/12/2023 04/12/2023 11h58m

Abertura do Viva o Natal 2023 encanta público de 8 mil pessoas no Parque da Medianeira


Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)

Acendimento das luzes na Praça Saldanha Marinho e espetáculo do Grupo Tholl foram as principais atrações desta sexta-feira (1). Programação segue até o dia 23

Para disseminar os principais valores do Natal, como o amor, a generosidade e a esperança, a Prefeitura de Santa Maria deu início nesta sexta-feira (1) à programação do Viva o Natal 2023. Em um cortejo artístico ao anoitecer, o Bom Velhinho, na companhia de seus assistentes, caminhou pelo Novo Calçadão propagando a magia e encantamento do Natal com todos os presentes. O momento festivo antecedeu o acender das Luzes e da Árvore de Natal na Praça Saldanha Marinho, que ocorreu próximo das 20h.

Logo após, no Parque da Medianeira, o reitor da Basílica da Medianeira, padre Cristiano Quatrin, convidou o público para uma prece e deu a bênção a todos os organizadores do Viva o Natal 2023 e ao público de cerca de 8 mil pessoas, e também a quem não pode estar presente.

“Estamos todos felizes por esse grande momento, construído por muitas mãos. Tudo o que vamos fazer daqui até o dia 23 foi pensado com muito carinho. Santa Maria é uma cidade amável e solidária, e dentro desse espírito fraterno que o Natal nos conclama, faço menção ao pessoal do Vale do Taquari, milhares de pessoas que perderam tudo por conta das fortes chuvas e precisam da nossa solidariedade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom, na solenidade.

Na sequência, teve a chegada do Papai Noel com a sua trupe. No palco montado entre o Santuário e a fonte Jardim de Caná, o Bom Velhinho recebeu do prefeito Jorge Pozzobom a chave da cidade, gesto simbólico que antecedeu o tão esperado espetáculo do Grupo Tholl.

“É uma alegria muito grande estarmos aqui iniciando o Viva o Natal 2023, uma festa que é feita para vocês. Teremos, até o dia 23, uma ampla programação cultural. Reitero o empenho de todos da Prefeitura e os apoiadores que tanto se empenharam em entregar esta festa”, pontua o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Combinando a arte do circo com a magia do Natal, a performance cativou o público com a essência da temporada natalina. Em uma releitura da clássica estória do balé Quebra Nozes, o grupo oriundo de Pelotas reuniu 12 artistas, que se revezaram em 12 números inéditos abrilhantados pelo som do autor de O Lago dos Cisnes, o compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893). Nas performances, compostas por números inéditos, o grupo reuniu coreografias envolvendo pêndulos, panos, barra fixa, perna de pau, bolas de pilates, argolas, equilibrismo, dentre outros.

“Em nome do parlamento municipal, quero agradecer a todos que se envolveram para deixar Santa Maria linda nesse Natal. O centro está lindo como nunca antes esteve, e a programação natalina da nossa cidade é da mais alta qualidade”, afirmou o presidente da Câmara dos Vereadores, Givago Ribeiro.

“Quero deixar o convite para a programação, que é ampla, quase todos os dias, em vários pontos da cidade. Agradeço a todo mundo que faz parte deste esforço, e das diversas secretarias do Município além da Cultura, que também trabalham por esta festividade especial”, falou a secretária Rose Carneiro durante a cerimônia de abertura.

Novidade na programação deste ano, o Carrossel de Natal – montado na Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul – e a Casa do Papai Noel foram abertos para visitação do público nesta sexta-feira. A Casa do Noel na Saldanha Marinho ficará aberta de terça-feira a sábado, das 18h às 21h. Já a Casa do Noel na Vila Belga receberá os visitantes de quinta a domingo, das 18h às 21h. Nos demais bairros e nos distritos, o Papai Noel também estará presente (confira a programação completa). E diferentes ritmos musicais e atrações vão embalar a população. Todas as atividades são gratuitas e seguem até o dia 23 de dezembro.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a secretária de Cultura Rose Carneiro, o secretário de Desenvolvimento Social João Chaves; o procurador-geral do Município Guilherme Cortez; a secretária de Administração e Gestão de Pessoas e controladora-geral Carolina Lisowski; a secretária de Desenvolvimento Econômico Ticiana Fontana; e o secretário de Mobilidade Urbana Orion Ponsi. Representando a Brigada Militar, capitão Edmilso Pereira. Também prestigiaram o evento o presidente da CDL Márcio Rabelo; presidente do Sindilojas Ademir da Costa; presidente da Ahturr, Emerson Nereu; presidente da Cacism, Andrei de Lacerda Nunes; e o diretor do Sesc Santa Maria, Flávio Dias.

O Viva o Natal 2023 é realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura. A promoção é da Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (Ahturr); Cacism; CDL; Sesc e Sindilojas. A programação cultural conta com o patrocínio de Beltrame Materiais de Construção; Grupo Grazziotin; Grupo SR; Grupo SSI; CRVR; Unimed; Construtora Jobim; Farmácias São João e Corsan. A realização é do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Confira abaixo a programação deste final de semana:

VIVA O NATAL 2023

Sábado (2)
• 10h |Desfile de Natal | Rua do Acampamento
• 17h | Caravana dos duendes na zona leste | Camobi, Fernando Ferrari e Maringá
• 18h | Papai Noel na Vila (Vila Belga)
• 20h | O Fantástico Mundo do Natal | Palco do Viva o Natal

Domingo (3)
• 17h às 19h | Passeio de Trenzinho | Av. Rio Branco com retorno na Gare.
• 17h30| Musical Palhacístico de Natal (Vila Belga)

..:: ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO VIVA O NATAL 2023 ::..
 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial