Notícias

01/12/2023 02/12/2023 12h13m

Em duas semanas de obras, revitalização da Gare ocorre com manutenções nos telhados e no lanternim


Os trabalhos estão voltados em remover as telhas e fazer a recomposição das áreas externas na antiga estação de trem

A segunda semana de obras na revitalização da Gare da Viação Férrea rendeu uma série de trabalhos executados interna e externamente na antiga estação de trem. Com a área cercada por tapumes, as equipes puderam se dedicar à execução do serviço. Confira abaixo o que foi feito neste período inicial.

Até o momento, as telhas dos pavilhões 1 e 3 foram removidas e lavadas para serem recolocadas posteriormente. As telhas de fibrocimento do lanternim, onde ficam os vagões e uma locomotiva, também foram retiradas. Naquela área, alguns pilares metálicos foram lixados após a aplicação de um produto removedor de ferrugem, e dada a primeira demão de tinta. As madeiras que ficarão em cima da estrutura estão em processo de definição. Ainda, estão sendo realizados testes do concreto para o piso final da área coberta pelo lanternim e da plataforma de passageiros, que também já passou por limpeza.

Internamente, uma rede elétrica provisória foi instalada para o uso das máquinas. Os trabalhos chegaram às paredes e aos pisos do pavilhão 1, onde azulejos e pisos cerâmicos foram removidos dos banheiros masculinos e femininos. Já no pavilhão 4, houve uma limpeza e escavação de uma vala de esgoto. As equipes também estão definindo os pontos que vão precisar de contrapiso e piso definitivo.

A OBRA

A revitalização ainda envolve a reposição de pisos e forros, novas portas e janelas, novas instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto, bem como rampas de acesso para pessoas com deficiência. Na intervenção, também consta a pintura interna e externa em toda a estrutura, incluindo esquadrias e estruturas metálicas da área chamada de lanternim. Nas áreas externas, no conhecido Largo da Gare, estão previstas instalações de bancos, floreiras e lixeiras.

A obra está sendo realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora do processo licitatório. O custo total da obra é de R$ 5.549.852,20, com prazo estipulado de 180 dias para a conclusão.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: João Alves (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial