Notícias

01/12/2023 01/12/2023 16h40m

1ª Turma de Internacionalização de Negócios de Santa Maria capacitou 26 empresas locais


Iniciativa da Prefeitura faz parte do Projeto de Internacionalização do Município e proporcionou o contato dos empresários santa-marienses com o que há de mais atualizado no âmbito da inserção de negócios no mundo globalizado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na noite desta quinta-feira (30), no Itaimbé Palace Hotel, a capacitação da 1ª Turma de Internacionalização de Negócios de Santa Maria. Esta foi uma das ações previstas do Projeto de Internacionalização do Município.

A atividade foi conduzida pelo professor e empresário Cezar Roedel, referência em temas internacionais no Estado do Rio Grande do Sul, e Ana Paula Megiolaro, ambos sócios-diretores da empresa Roedel Intl Advisor, um escritório de consultoria em Relações Internacionais e Comunicação. Na ocasião, foram abordados temas como planejamento estratégico de internacionalização; estratégias Lean para internacionalização de negócios; Inteligência Internacional aplicada a negócios; e abertura de novos mercados internacionais.

“Já há algum tempo, em torno de dois anos, estamos empenhados em fazer algumas coisas diferentes, para termos resultados diferentes. E esse Projeto de Internacionalização é um deles, que vem com o espírito de nós nos conhecermos como cidade e nos reconhecermos no mundo, no mercado mundial. Quero fazer um agradecimento ao Cezar Roedel e a Ana Paula Megiolaro pela parceria. Convém ressaltar também que estamos com outros projetos, outras iniciativas como o Cidade Empreendedora junto ao Sebrae”, declarou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, presente na cerimônia.

Dando continuidade à capacitação, o Executivo, em parceria com os consultores, disponibilizará mentorias individuais para auxiliar as empresas inscritas nesta primeira turma e interessadas em desenvolver seus processos de internacionalização. Ao final do encontro, os interessados já realizaram a sua inscrição nessa segunda etapa da capacitação, que ocorrerá em data a definir.

“Oportunidades como esta são de imensa importância para o município, para melhorar a relação, gerar negócios, e ampliar a mentalidade corporativa. As mentorias de internacionalização individuais aproveitaram o know how da Roedel Intl Advisor, que nos presta esse serviço qualificado. É uma empresa muito conhecida e que tem muitas relações. Enquanto gestores públicos vimos uma série de oportunidades ao longo dessa caminhada. Sei que foi um momento de muita troca”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

Estiveram presentes representantes de 26 empresas locais inscritas previamente; a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elizandra Fagundes; do superintendente de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Costa Nunes; da coordenadora da Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Paula Arruda, e do chefe de gabinete do vice-prefeito, Álvaro Barreto.

“Hoje são poucos os municípios brasileiros que possuem uma estratégia internacional estruturada. Além disso, Santa Maria também inova ao levar as melhores tendências dos negócios internacionais às empresas da cidade, propiciando o contato com ferramentas de inteligência que irão impulsionar negócios no estrangeiro”, pontuou Cezar Roedel.

Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial