Notícias

30/11/2023 01/12/2023 18h45m

Acendimento das luzes e espetáculo do Grupo Tholl dão início ao Viva o Natal 2023 nesta sexta-feira (1º)


Na noite desta quinta-feira (30), CDL promoveu o espetáculo “Noite Feliz’

Dezembro é um dos meses do ano mais alegre e colorido, o que pode ser percebido em Santa Maria com o Viva o Natal 2023. A programação se inicia com o acendimento das luzes da árvore natalina, na entrada do Viaduto Evandro Behr, do túnel montado na entrada do Calçadão Salvador Isaia e dos demais espaços decorados na cidade, um pouco antes das 20h, nesta sexta-feira (1º). Logo após, no Parque da Medianeira, ocorre a apresentação do Grupo Tholl com o espetáculo “A Noite de Natal” e a chegada do Papai Noel. Porém, as festividades natalinas já deram as caras na noite desta quinta-feira (30), quando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promoveu o espetáculo ‘Noite Feliz’. Os protagonistas foram a Companhia Armazém Cultura e Arte, o Grupo Vocal Pampa, o Palhaço Katupiry e o Papai Noel.

O palco da apresentação foi montado na frente da sede da CDL, que fica na Rua Dr. Astrogildo de Azevedo, 354. Houve show de luzes e foram momentos encantadores para mais de uma centena de adultos e crianças que abrilhantaram o espetáculo. O evento também integra a programação do Viva o Natal 2023 e marcou o lançamento da campanha ‘Natal Presente’, da CDL Santa Maria, que tem parceria comercial de Vero e Banricard, e patrocínio de Pampeiro e Nicola Motos. Assim como a campanha, o espetáculo chega na terceira edição, e novamente ocorreu nas janelas e sacada da sede da entidade, gratuito e aberto ao público.

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, fez questão de participar da festividade promovida pela CDL, saudou a direção da entidade, as autoridades e o público.

“Estive nas três edições do evento de Natal da CDL. Parabenizo a proposta da campanha que é efetivamente diferenciada. É um estímulo ao comércio local, e os lojistas podem incrementar as vendas neste período do ano. Amanhã terá a abertura do Viva o Natal 2023. Agradeço à secretária Rose e demais secretarias que estão organizando a programação. Há uma infinidade de materiais alusivos à data que estão decorando a nossa cidade. Convido toda a população para aproveitar os espetáculos e atrações. Também haverá Natal nos distritos. Um Feliz Natal e Próspero 2024”, desejou o vice-prefeito.

Este é o terceiro ano da campanha Natal Presente. Em 2022, foram cerca de 350 empresas que aderiram e aproximadamente mais de 200 mil cupons distribuídos. Para a campanha deste ano, até esta quinta-feira, mais de 500 empresas já manifestaram interesse em participar, com a distribuição de mais de 210 mil cupons. O presidente da CDL, Marcio Rabelo, agradeceu a todos que foram até à sede da entidade, e fez o lançamento da campanha ‘Natal Presente’.

“Comemoramos nosso terceiro ano de espetáculo e campanha. Nossa equipe foi a campo e conseguiu superar a meta chegando a mais de 500 empresas que vão participar do ‘Natal Presente’. O resultado é um somatório de esforços dos colaboradores da CDL que tiveram a sensibilidade e se empenharam para convidar mais empresas. Proporcionar as pessoas a comprarem nesta época e concorrerem a prêmios, potencializarem as vendas e gera mais economia para o Município. Uma boa noite e aproveitem este lindo espetáculo”, declarou Rabelo.

Quem comprar no comércio local acima de R$ 100, entre os dias 1º e 28 de dezembro, recebe um cupom para concorrer a um carro 0Km, uma Biz 0km, uma Smart TV de 55 polegadas, um notebook, e um smartphone. A cada R$ 100 em compras o consumidor tem direito a um cupom. Compras realizadas em máquinas Vero, ou utilizando cartões Banrisul, rendem cupons em dobro. As urnas oficiais ficarão na sede da CDL Santa Maria; agências do Banrisul; Pampeiro; e Nicola Motos. Informações sobre o “Natal Presente” no site institucional da CDL.

Pelo Executivo Municipal também esteve presente a secretária de Cultura, Rose Carneiro e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ainda, prestigiaram o evento deputado estadual, Valdeci Oliveira, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Andrei de Lacerda Nunes, o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, autoridades e imprensa. O evento desta quinta-feira faz parte da programação do Viva o Natal 2023.

Grupo Tholl

A famosa estória do balé Quebra Nozes ganha nova versão pela trupe pelotense, em que 12 artistas do Grupo Tholl se revezam em 12 números completamente inéditos tendo a música de Tchaikovsky como a grande inspiração. João Bachilli assina a direção e os figurinos. O Grupo que é patrimônio cultural do RGS pretende mais uma vez divertir e emocionar sua enorme legião de fãs.

Para quem for assistir a abertura do Viva o Natal nesta sexta-feira, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que haverá vagas para táxi e local sinalizado para Embarque e Desembarque na Avenida Medianeira, em frente ao Parque da Medianeira. A frente da Basílica da Medianeira estará sinalizada para o estacionamento de idosos e de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). Já as vagas de estacionamento para o público serão no Parque com entrada e saída pela Rua Heitor Campos.

Novidades

As novidades desta edição do Viva o Natal são muitas. No Centro, os brinquedos ganham vida por meio das crianças. O Carrossel de Natal (em frente ao Banrisul) começa nesta sexta-feira e permanecerá até o dia 23, diariamente das 16h às 21h. A Casa do Noel na Saldanha Marinho ficará aberta de terça-feira à sábado, das 18h às 21h, já a Casa do Noel na Vila Belga receberá os visitantes de quinta a domingo, das 18h às 21h. Nos demais bairros e nos distritos, o Papai Noel também estará presente. E diferentes ritmos musicais e atrações vão embalar a população. Todas as atividades são gratuitas e seguem até o dia 23 de dezembro.

A Praça de Alimentação do Viva o Natal 2023 terá 130 m² de área coberta na Praça Saldanha Marinho, ao lado do Banrisul, com funcionamento das 17h até a meia-noite, quando poderão ser comercializados lanches, refeições e bebidas. O objetivo é deixar o espaço próximo das atrações artísticas do evento.

O palco para as apresentações do Viva o Natal 2023 já está montado na Avenida Rio Branco. A estrutura ocupa o retorno do canteiro central da avenida, sentido Bairro-Centro, próximo ao ponto de táxi.  Por isso, motoristas que trafegam pela Avenida Rio Branco, ao chegarem no cruzamento com a Rua Venâncio Aires podem seguir em direção à Rua do Acampamento, converter à esquerda e seguir pela Venâncio ou converter à esquerda para acessar novamente a Rio Branco, sentido Centro-Bairro. O retorno no canteiro central ficará com bloqueio total até 26 de dezembro.

:: ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO DO VIVA O NATAL:: 

O Viva o Natal 2023 é realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura. A promoção é da Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (Ahturr); Cacism; CDL; Sesc e Sindilojas. A programação cultural conta com o patrocínio de Beltrame Materiais de Construção; Grupo Grazziotin; Grupo SR; Grupo SSI; CRVR; Unimed; Construtora Jobim; Farmácias São João e Corsan. A realização é do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial