Notícias

30/11/2023 30/11/2023 15h51m

Ações de prevenção e de diagnóstico do HIV são promovidas pela Prefeitura dentro do mês Dezembro Vermelho


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) / arquivo

Uma das novidades é o atendimento da Casa Treze de Maio em novo local a partir de 6 de dezembro

Iniciativas promovidas pela Prefeitura estão previstas para ocorrer com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com HIV em Santa Maria. As ações são organizadas pela Política HIV/AIDS/ISTs e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde em função do chamado Dezembro Vermelho. Confira a programação abaixo.

Porém, a novidade para celebrar a data fica por conta da nova sede da Casa Treze de Maio, espaço para a realização de atendimentos, de trabalho com a prevenção e a assistência e acolhimento ao usuário. Os serviços passam a funcionar na Rua Silva Jardim, 1.280 (entre as ruas Duque de Caxias e Serafim Valandro) a partir de 6 de dezembro (foto). Por isso, a sede atual, localizada na Rua Riachuelo, estará fechada para mudança nos dias 4 e 5 de dezembro.

No novo local, passarão a funcionar todos os serviços que ocorrem, até então, no prédio da Rua Riachuelo, que será desativado. A Casa treze de Maio é um Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Hepatites Virais (B e C). Os usuários com diagnóstico de HIV/Aids e Hepatites Virais são encaminhados para o serviço, onde é ofertado atendimento com equipe multiprofissional. Os demais, com demanda de ISTs, serão acolhidos, orientados e encaminhados às UBS ou ESF, onde é referência para atendimento médico.

Programe-se

30 de novembro
- Ação de testagem rápida, das 13h às 16h, no hall do Centro de Tecnologia da UFSM, com a distribuição de insumos e prescrição de PEP e PrEP

1º de dezembro
- Ação de prevenção na Praça Saldanha Marinho, das 9h30min às 15h30min, com a presença do ator Carmo Dalla Vecchia, com testagem rápida, distribuição de insumos e prescrição de PEP e PrEP

15 de dezembro
- Blitz da Saúde, das 10h às 11h, na Avenida Dores, com a entrega de folderes e de insumos

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Marcelo Oliveira / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial