Notícias

18/03/2023 18/03/2023 14h54m

Em primeira ação do ano, Sorria SM atende 34 pacientes no Centro de Especialidades Odontológicas


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Ação ocorreu neste sábado (18), das 8h às 13h

Para atender à demanda da saúde bucal da população, ocorreu, neste sábado (18), a primeira ação de 2023 do projeto Sorria Santa Maria, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (Avenida Borges de Medeiros, 804, Bairro Nossa Senhora de Fátima). Foram atendidos 34 pacientes, com a realização de 69 procedimentos e sete encaminhamentos para especialidades. Também foram imunizadas 28 pessoas com doses bivalentes contra a Covid-19, com vacinas aplicadas pela Equipe da Unidade Móvel.

O Sorria Santa Maria, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através da Política de Saúde Bucal, realiza ações mensais, e as consultas são por agendamento. Contudo, para este sábado, 60 consultas estavam marcadas, mas ainda assim 26 pacientes não compareceram.

“Ao todo, foram 34 pacientes atendidos. Nós fazemos o reforço para que as pessoas que tiverem agendamento, que compareçam, porque temos fila de espera para atendimentos, e, ao agendar um horário e não comparecer, está tirando a vaga de outra pessoa que gostaria do atendimento”, esclareceu a coordenadora de Saúde Bucal de Santa Maria, Patrícia Campagnol.

O Sorria Santa Maria tem como objetivo principal ampliar o acesso da população santa-mariense a serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na iniciativa, é priorizado o agendamento de usuários da rede pública municipal de Saúde que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes, possibilitando a realização do pré-natal odontológico, e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana. 

O atendimento foi realizado por servidores do Município e voluntários, com participação da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alunos da graduação da Odontologia da Universidade Franciscana (UFN), da UFSM e da Faculdade Sobresp. 

Quem quiser ser atendido no Projeto Sorria Santa Maria deve ir ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (Avenida Borges de Medeiros, 804 – Bairro Nossa Senhora de Fátima) nos sábados em que ocorrerem ações da iniciativa. Os atendentes vão coletar dados como nome e telefone para contato, e a pessoa vai entrar na lista de espera do projeto. Uma nova edição está prevista para 15 de abril.

CALENDÁRIO 2023
- 15 de abril
- 27 de maio
- 24 de junho
- 29 de julho
- 26 de agosto
- 30 de setembro
- 21 de outubro
- 25 de novembro 
- 16 de dezembro

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial