Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria participa de...

Notícias

18/03/2023 18/03/2023 12h08m

Prefeitura de Santa Maria participa de Congresso Estadual de Educação Infantil como case de sucesso


Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura)

Evento ocorreu na noite desta sexta-feira (17), em Porto Alegre, e contou com a participação do prefeito Jorge Pozzobom e da secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no auge da pandemia, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Educação (Smed), foi convidada a participar do Congresso Estadual de Educação Infantil do RS (Coneedin/RS) como case de sucesso. Além da maneira geral de atuação do Executivo Municipal em momento crítico da pandemia, a gestão também foi destaque pelo sucesso na atuação do Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E), nos pareceres de liberação das escolas privadas da Educação Infantil em função dos protocolos sanitários.

A abertura do evento ocorreu na noite desta sexta-feira (17) e, em seguida, a titular de Educação de Santa Maria, professora Lúcia Madrugada, e o prefeito Jorge Pozzobom, foram convidados ao palco. O Coneedin foi realizado no Teatro do Sesc, na Capital.

“Sermos convidados a participar deste congresso nos mostra que nosso trabalho é sério e que estamos no caminho certo. Eu sempre digo que a Educação é prioridade da nossa gestão, na prática e não só no discurso. E, este convite para falarmos sobre a atuação da Prefeitura de Santa Maria durante um período crítico para todos, como é a pandemia de coronavírus, só reforça que o nosso trabalho está funcionado, está dando certo”, pontuou o chefe do Executivo Municipal de Santa Maria.

A secretária Lúcia Madruga também comemorou o convite a Santa Maria para ser o case de sucesso apresentado no evento. E reforçou que a administração municipal e o trabalho da Smed só conseguiram alcançar resultados positivos, pois foi feito a muitas mãos.

“Participar de um evento como este, que tem abrangência em todo o Estado, com reconhecimento pelo trabalho que foi feito em Santa Maria durante a pandemia é gratificante. Saber que foi o nosso esforço que motivou o Sindicato das Escolas Privadas a nos dar espaço para relatarmos como atuamos em um momento complicado para todos, e ter esse esforço apresentado como viés positivo é muito bom. O sucesso se deve justamente porque a Prefeitura decidiu agir colaborativamente com todos os segmentos da Educação. E, nesse processo, o sindicato representante das escolas de Educação Infantil participou ativamente conosco neste trabalho durante a pandemia. Agimos como território, e não como Rede Municipal ou privada. Acredito que esse foi o grande gancho para o sucesso”, destacou a secretária Lúcia.

Outro ponto de destaque pontuado pelo evento foi a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME), mesmo no período pré-pandemia, na regulamentação das escolas particulares de Educação Infantil. Conforme a organização do Coneedin/RS, esse trabalho preparou o terreno para a atuação exemplar da Prefeitura de Santa Maria no âmbito da Educação durante a pandemia.

O EVENTO
O Congresso Estadual de Educação Infantil do RS (Coneedin/RS) é o evento mais importante dessa modalidade de ensino no Estado. Tem por objetivo reunir profissionais que atuam diretamente com a Educação Infantil como gestores, diretores, coordenadores, supervisores, fonoaudiólogos, psicólogos, psicomotricistas, auxiliares de Educação Infantil, como também profissionais qualificados da área do neurodesenvolvimento e do comportamento, e, principalmente, professores tanto da rede pública quanto privada. 

Promovido pelo Sindicato Patronal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Sul (Sindeedin/RS), o Coneedin/RS tem como foco ampliar o conhecimento da categoria oportunizando a atualização e o manejo adequado de crianças de 0 a 6 anos, em contexto pós-pandêmico. As atividades seguem ao longo deste sábado (18), e o congresso terá encerramento nesta noite.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial