Notícias

26/01/2023 26/01/2023 15h44m

Prefeitura bloqueia trânsito para montagem de estrutura para homenagem às vítimas da Boate Kiss


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Vigília ocorre na noite desta quinta-feira (26) e madrugada desta sexta-feira (27), na Rua dos Andradas

Nesta sexta-feira (27), o incêndio na Boate Kiss completa 10 anos, e a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) fará a vigília em frente ao prédio onde funcionava a Boate Kiss. A homenagem começa na noite desta quinta-feira (26) e se estende pela madrugada de sexta-feira. Para a montagem da estrutura, viabilizada pela Prefeitura, que será utilizada durante a vigília, a Secretaria de Mobilidade Urbana bloqueou o trânsito na Rua dos Andradas, por volta das 9h desta quinta, entre a Rua André Marques e a Avenida Rio Branco. O trancamento do trecho tem previsão de seguir até as 14h desta sexta.

Os dez anos da tragédia tem programação elaborada pela AVTSM em conjunto com o Coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria, e ocorre até sábado (28), em diferentes locais da cidade. As atividades preveem painéis de discussão e homenagens. O Executivo Municipal montou estrutura na Praça Saldanha Marinho para melhor abrigar familiares e amigos das vítimas durante as homenagens. A Prefeitura também presta apoio com mobilidade urbana, segurança e outros serviços.

As atividades começaram na noite desta quarta-feira (25), com a Intervenção de Colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e a Guarda Municipal acompanharam os participantes durante o trajeto e coordenaram o trânsito, conforme necessário.

Além da vigília na noite deste quinta, a programação conta com outras atividades durante o dia (confira abaixo). Nesta sexta-feira (27), todas as atividades ocorrem na Praça Saldanha Marinho, a partir das 10h. A exibição do primeiro episódio do Documentário “Boate Kiss — A Tragédia de Santa Maria” (Globoplay), foi transferida para o Auditório do Colégio Marista Santa Maria. Já o painel com atividades, no mesmo horário, para aqueles que não quiserem assistir ao documentário, segue na Praça Saldanha Marinho. O cronograma de homenagens se encerra no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 20h. 

A AVTSM convida toda a comunidade a participar das atividades em homenagem aos 242 jovens que foram vítimas da trágica noite de 27 de janeiro de 2013. As ações realizadas têm como intuito preservar memória daqueles que partiram e construir um futuro seguro para os que aqui ficaram. Janeiro 27: resgatar a memória é construir o futuro.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (26)

– 14h – Coletiva de imprensa no auditório da Sedufsm (Rua André Marques, 665)

– 16h – Acolhida, na Praça Saldanha Marinho

– 18h – Abertura, Na Praça Saldanha Marinho

– 18h30min – 10 anos da AVTSM com Adherbal Ferreira, (pai Jhenifer e ex-presidente), Flávio Silva (pai de Andrielle e ex-presidente) e Gabriel Rovadoschi (sobrevivente e presidente
da associação), na Praça Saldanha Marinho

– 19h30min – Aniversariando Ausências com Fabrício Carpinejar (Poeta e cronista gaúcho), na Praça Saldanha Marinho

– 21h – Exibição do 1º episódio do Documentário “Boate Kiss — A Tragédia de Santa Maria” (Globoplay), no Auditório do Colégio Marista Santa Maria, e painel com atividades simultâneas para aqueles que não quiserem assistir, na Praça Saldanha Marinho

– 22h – Vigília e Ações de Homenagem, em frente ao prédio em que funcionava a boate

Sexta-feira (27)
(todas as atividades do dia ocorrem na Praça Saldanha Marinho)

– 10h – Abertura e Culto Ecumênico

– 13h45min – Soltura dos Balões

– 14h – Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e Mães da AVTSM

– 15h30min – O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael
e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Júnior (advogado que representa a AVTSM no
processo penal)

– 17h – Por que prevenção vale a pena? com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)

– 19h – 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” — Apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’

– 20h30min – Por que contar essa história 10 anos depois? com Daniela Arbex (jornalista e
autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada da Boate Kiss) e Marcelo
Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)

– 22h – Encerramento com Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires

Sábado (28)
– 20h – Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial