Inicial > Notícias > De São Paulo a Santa Maria...

Notícias

01/11/2022 02/11/2022 00h45m

De São Paulo a Santa Maria em menos de 3 horas: Prefeitura celebra início da nova conexão aérea


Marcelo Oliveira

Partindo do Aeroporto de Congonhas, primeiro voo, que teve 31 passageiros, chegou em Santa Maria pouco depois das 15h20min desta terça-feira (1º), em viagem que marcou a retomada da conexão aérea regular com São Paulo 

Depois de 19 anos, Santa Maria volta a ter voos regulares para São Paulo. Desta vez, as conexões são diretas e não param em outras cidades gaúchas como no passado. Do modelo ATR-72, a aeronave que partiu do Aeroporto de Congonhas chegou ao Coração do Rio Grande pouco depois das 15h20min desta terça-feira (1º). A viagem durou aproximadamente 2 horas e 30 minutos e contou com 31 passageiros, entre eles, o vice-prefeito Rodrigo Decimo. A operação é da Gol Linhas Aéreas em parceria com a Voepass. 

“Foi uma honra estar nesse primeiro voo. Pude conversar com vários passageiros, e eles não escondiam a alegria de chegar em Santa Maria de forma rápida e segura. Uma viagem que, antes, precisava de uma conexão em Porto Alegre e mais um trajeto de quatro horas de carro ou ônibus até a nossa cidade, passa a ser feita em menos de três horas. É uma conquista para toda a região central do Estado”, afirma o vice-prefeito.

A partir de agora, voos para São Paulo ocorrem três vezes por semana: às terças, às quintas e aos sábados. Do Aeroporto de Congonhas, a aeronove, com 68 lugares, parte às 12h40min e tem previsão de chegada para as 15h20min. Já de Santa Maria para São Paulo, os voos saem do Aeroporto local às 17h35min com previsão de aterrissagem às 20h05min. As passagem podem ser adquiridas pelo site da Gol, com preços a partir de R$ 323,39, de acordo com a antecedência da compra. 

NO DESTINO: VISITAS, NEGÓCIOS E UMA RECEPÇÃO CALOROSA

Conforme apurado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, visitar familiares foi o objetivo da maioria dos passageiros da viagem inaugural. Em seguida, “retorno de eventos”, “trabalho” e “passeio/turismo” apareceram entre as motivações. 

Ao pousar no Aeroporto de Santa Maria, junto à Base Aérea, no Bairro Camobi, a tripulação e os passageiros tiveram uma recepção calorosa de representantes do CPF Piá do Sul e do CTG Sentinela da Querência, além da banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas) da Brigada Militar. O prefeito Jorge Pozzobom, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, e integrantes da equipe da Gol, a exemplo do especialista em infraestrutura Matheus Motta, também aguardavam na pista durante o desembarque dos passageiros.

Enquanto o vice-prefeito chegou no primeiro voo, o prefeito Pozzobom embarcou na mesma aeronave quando ela partiu de volta a São Paulo, no que foi o primeiro voo a decolar da pista do Aeroporto de Santa Maria para Congonhas. Depois do corte simbólico da fita inaugural, a aeronave ganhou os ares por volta de 17h35min, com previsão de chegar em São Paulo às 20h05min. O voo que partiu de Santa Maria teve 56 passageiros. 

O corte simbólico de uma fita também ocorreu mais cedo, em São Paulo, em frente ao portão 21 do Aeroporto de Congonhas. Quem fez o corte foi Rodrigo Decimo, ao lado do diretor de Planejamento de Malha Aérea da Gol, Rafael Araújo. 

A última conexão de Santa Maria com São Paulo foi encerrada ainda em 2003. A operação, na época, estava à cargo da Ocean Air Linhas Aéreas, empresa que se destacava na aviação regional. Mesmo assim, os voos tinham paradas em outros aeroportos de cidades gaúchas, como Passo Fundo e Porto Alegre. 

A psicóloga Edilusa Pasquotto, 60 anos, uma das primeiras passageiras a chegar no portão de embarque do Aeroporto de Congonhas, saudou o retorno da conexão. 

“Antigamente, havia esse voos, mas eles não eram direto. Lembro de utilizar a linha aérea, mas ela passava por Passo Fundo, pelo que lembro. Agora, fica melhor e mais confortável”, disse a Edilusa, que é moradora de São Paulo e viajou para visitar os pais em Santa Maria. 

O gerente de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Farias, também representou a Prefeitura na viagem inaugural. 

SOLENIDADE FOCOU NAS MELHORIAS 

O prefeito Jorge Pozzobom, a secretária Ticiana Fontana, e o gerente de relações institucionais da Gol, Ciro Camargo, receberam autoridades, empresários e a imprensa na manhã desta terça-feira, para um coquetel no Aeroporto. O encontro serviu para lembrar das melhorias feitas no Aeroporto de Santa Maria desde que ele foi municipalizado, em 2015.

Emocionado, Pozzobom destacou o envolvimento do empresariado local, do Poder Legislativo, do Ministério Público e da Polícia Federal. 

“Tenho muito orgulho de estar aqui. Esse ato também teve muita participação do governador Eduardo Leite, que nos apoiou muito, e precisamos agradecer a todos que fizeram algo que culminou nesse primeiro voo. Nossas instituições estão fazendo um alicerce para essas pessoas virem a Santa Maria e se sentirem seguras e bem recebidas. Trouxemos a administração do aeroporto para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para que ele seja um degrau para o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou.

Para a secretária Ticiana Fontana, a inauguração dos voos é um marco para o desenvolvimento não só de Santa Maria, mas de todos os 38 municípios da Região Central. Segundo ela, é preciso articulação entre os atrativos turísticos a fim de aproveitar o novo ganho logístico. 

“A aviação civil tem, hoje, a mesma importância que a ferrovia tinha nos anos 1980 e 1990. Quem não tem conexão, está fora. Temos uma posição estratégica, já que, além do Aeroporto, teremos, em breve, a RSC-287 duplicada. Ou seja, nos investimentos que incentivam os potenciais dos municípios. Tivemos uma experiência muito legal quando fomos a Mercopar, em Caxias do Sul, e falávamos que Santa Maria teria voos diretos para São Paulo. Os olhos dos empresários brilhavam”, contou a secretária.

Além disso, ela conta que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem trabalhado com quatro roteiros turísticos principais. Eles unem Santa Maria à Quarta Colônia de Imigração Italiana, à Mata, às Termas Romanas e à Itaara. Os roteiros serão apresentados no Festuris, que ocorre entre quinta-feira (3) e domingo (6), em Gramado, e onde a Prefeitura estará representada pela equipe da pasta. 

Quem também se pronunciou durante a cerimônia da manhã foi o gerente de relações institucionais da Gol Linha Aéreas. Ciro Camargo comemorou o início das viagens e elogiou o empenho do Município para qualificar o Aeroporto.
 
“A Gol prima pelo melhor atendimento aos nossos clientes. Já houve um voo com escalas para São Paulo, mas estamos dando o início ao voo direto e isso só é possível pelo envolvimento da cidade. É um equipamento importante para o desenvolvimento, um investimento financeiro, mas também um investimento na população. Que o início das operações sejam de acordo com a expectativa e esperamos poder voltar em breve para anunciar voos diários e com aeronaves maiores. A Gol tem certeza que fez uma escolha acertada”, disse Camargo. 

Além da empresa, a Azul Linhas Aéreas já opera com conexões regulares entre Santa Maria e Porto Alegre e, a partir de dezembro, com voos para Florianópolis, em Santa Catarina, na segunda edição de uma calendário sazonal de viagens considerado um sucesso. 

O encerramento do ato teve apresentação do músico Beto Pires, que cantou “Santa Maria”, música oficial do Município, e outros clássicos da MPB. 

Também estavam presentes na cerimônia os secretários Orion Ponsi, de Mobilidade Urbana; Rose Carneiro, de Cultura; Gilvan Ribeiro, de Esporte e Lazer; Rodrigo Menna Barreto, de Desenvolvimento Rural; Beloyannes Orengo de Pietro Junior, de Licenciamento e Desburocratização; Wagner da Rosa, de Infraestrutura e Serviços Públicos; Ramiro Guimarães, de Comunicação; o procurador Geral do Município, Guilherme Cortez; a controladora Geral do Município, Carolina Lisowski, o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, entre outros. Da equipe do Município, participaram e, inclusive, tiveram espaço de fala durante os pronunciamentos, o superintendente de Operações Aéreas do Aeroporto de Santa Maria, Aleques Martins, e a gerente de segurança, Silvana Frasson. Representando o Legislativo Municipal estiveram os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Givago Ribeiro (PSDB), Juliano Soares (PSDB) e Getúlio de Vargas (Republicanos). Da Azul Linhas Aéreas estava o coordenador de aeroportos, Jonathan Inácio. Além deles, compareceram o vice-presidente da Cacism, Andrei Nunes; o presidente da CDL, Márcio Rabelo; o gerente regional do Sebrae, Maico Fernandes; e empresário Ewerton Falk, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

10 MELHORIAS NO AEROPORTO DE SANTA MARIA DESDE 2015

  • Gestão do Município – O terminal de passageiros foi municipalizado em 2015 e funciona de forma compartilhada com o uso da pista da Base Aérea de Santa Maria
  • Estacionamento – O espaço foi remodelado, e a atual gestão suspendeu a cobrança de valores pelo seu uso. Atualmente, o serviço é ofertado de forma gratuita aos usuários do terminal
  • Segurança – Com guarda 24h, o local possui câmeras com capacidade para monitoramento e segurança em todo o espaço. O portão eletrônico de segurança no acesso fica fechado durante a noite
  • Climatização – Todo o ambiente foi climatizado com aparelhos de ar-condicionado por meio de investimentos da Prefeitura e doações de equipamentos da Receita Federal.
  • Rampa de acessibilidade – É um dos poucos aeroportos a disponibilizar uma estrutura móvel fabricada especialmente para as aeronaves do modelo ATR, para facilitar o deslocamento de passageiros com dificuldade de locomoção, que, antes, precisavam da ajuda de bombeiros para sair da aeronave
  • Novas rotas – Em julho de 2019, a Prefeitura de Santa Maria entregou, para a presidência do Gol Linhas Aéreas, estudos comprovando a viabilidade e a demanda comercial para a conexão com São Paulo. Em novembro de 2021, veio a confirmação de voos pela direção da Gol. Em novembro de 2022, tem início a rota entre o Aeroporto de Santa Maria e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
  • Inovação – Boa parte das melhorias ocorreu com a ajuda da iniciativa privada e de órgãos públicos. A gestão possui um acordo de cooperação com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), para diminuir a burocracia e agilizar melhorias. Receita federal e Justiça Federal ajudaram com doação de equipamentos, entre outras ações ocorridas ao longo do tempo
  • Ampliações e melhorias no terminal – O local passou por obra de ampliação da sala de embarque - de 70 para mais de 100 assentos - e restruturação do saguão para comportar nova operação e tem projeto de ampliação e modernização em andamento junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil 
  • Operações e treinamentos – Regularmente são realizados treinamentos para a equipe e para garantir a segurança dos passageiros e das operações. Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (Esaia), Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (Esab), Exercícios Simulados de Emergência em Aeródromos (Esea), Operações Voo Livre para testar a segurança interna, entre outros cursos, como de prevenção de acidentes com animais peçonhentos
  • Função social – Além dos voos da Azul e, agora, da Gol, o aeroporto recebe outros tipos de operações, desde aviação civil particular, transporte de valores e, principalmente, transporte de enfermos e de órgãos

Texto: Rafael Favero e Rodrigo Ricordi
Fotos: Ariéli Ziegler e Marcelo Oliveira 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial