Inicial > Notícias > Ciosp completa dois anos com mais...

Notícias

18/08/2022 18/08/2022 16h16m

Ciosp completa dois anos com mais câmeras e anúncio de app para proteção de mulheres


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Centro Integrado de Operações de Segurança Pública foi tema de encontro entre órgãos de segurança, autoridades públicas e imprensa nesta quinta-feira (18) 

No encontro que marcou a celebração dos dois anos de atividade do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) – a apresentação do Ciosp para a comunidade foi em 14 de agosto de 2020, mas o ato de comemoração dos dois anos ocorreu na manhã desta quinta-feira (18) –, uma novidade foi apresentada às autoridades e à imprensa que foram até o auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism): o aplicativo Todas Nós, Marias. Ainda em fase de desenvolvimento, a ferramenta servirá como um “botão de socorro” para mulheres que estão sob medida protetiva e que se sentirem ameaçadas no contexto da violência doméstica. Ou seja, será mais um canal de comunicação direto entre as vítimas e os órgãos de segurança. 

O aplicativo é desenvolvido no âmbito do contrato da Prefeitura de Santa Maria com a empresa Vigillare Sistemas de Monitoramento. Depois de a fase de testes ser concluída, o Todas Nós, Marias será disponibilizado à comunidade, em data a ser definida. 

O Município investe R$ 560 mil por mês para manter a estrutura de câmeras de videomonitoramento – atualmente, são 1.117 espalhadas por Santa Maria, incluindo as atuais 970 câmeras previstas em contrato, as 125 colaborativas/compartilhadas e as 22 câmeras de órgãos do Estado. O número de câmeras, inclusive, foi uma das melhorias implementadas nos últimos dois anos: quando o Ciosp começou a funcionar, eram cerca de 800 no total (691 pelo contrato com a Vigillare). O acréscimo é viabilizado com aditivos contratuais, câmeras privadas compartilhadas, em fachadas de estabelecimentos/locais privados, por exemplo, e acesso a câmeras do Governo do Estado. 

“Sempre digo que governar é elencar prioridades. Como a segurança pública é um dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos, a Prefeitura não se omitiu e, lá, no nosso primeiro mandato, decidimos investir e apoiar os órgãos de segurança. Investimos com muito orgulho. Isso é a cidade cuidando das pessoas”, afirmou, no evento, o prefeito Jorge Pozzobom. 

O vice-prefeito Rodrigo Decimo assumiu, em 2022, a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Ele está à frente do trabalho de retomada e reorganização do GGI-M, uma das ações previstas no Plano Municipal de Segurança Pública. Também são ações do plano a implantação do sistema de monitoramento e cercamento eletrônico, consolidado no Ciosp, e a reestruturação da Guarda Municipal. 

“O Ciosp representa muito o que buscamos para Santa Maria: integração e inovação para resolver as demandas antigas da nossa cidade. Nós, como Prefeitura, iremos continuar apoiando o Ciosp naquilo que for necessário”, complementou o vice-prefeito. 

DOIS ANOS COM OS 3 “IS”: INTEGRAÇÃO, INTELIGÊNCIA E INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

Quem comandou a explanação no auditório da Cacism foi o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, tenente da reserva da Brigada Militar e que faz parte do quadro de servidores da Prefeitura. Ele está à frente do Ciosp desde que a estrutura começou a ser concebida e, desde então, trabalha na administração do local, situado na Avenida Nossa Senhora Medianeira, número 91, e na articulação junto às forças de segurança. 

Nunes lembrou que o Ciosp reúne os três principais contatos para chamadas de emergência: o 190, da Brigada Militar, o 193, do Corpo de Bombeiros, e o 153, que serve, principalmente, para demandas referentes a patrimônio público e trânsito. Para além da união, em um mesmo ambiente, das centrais de atendimento, o que é realidade desde o início do Ciosp, o superintendente ressaltou uma melhoria que começou a ser implementada há cerca de seis meses: o Ciosp-CAD. 

Esse outro software, já em uso pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU) e pela Defesa Civil serve para o cadastro, o atendimento e o despacho de ocorrências – daí, a sigla CAD. A tecnologia foi desenvolvida pela própria Prefeitura, sem custos adicionais para os cofres públicos.

“Até seis meses atrás, todos os registros eram feitos no papel. Esse software também nos ajuda a gerar mapas de calor das ocorrências, ver quais pontos precisam de mais atenção dos órgãos de segurança, dá mais agilidade para o despacho das equipes e nos ajuda a planejar ações preventivas, entre outras utilidades que conferem mais eficiência para a gestão”, explicou Sandro Nunes. 

O sistema informatizado já apresenta resultados práticos. Conforme já divulgado pela Prefeitura, os atendimentos da Guarda Municipal tornaram-se aproximadamente 59% mais rápidos depois do Ciosp-CAD. Saiba mais aqui.

O anfitrião do encontro foi o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, que, à frente do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro), trabalhou para angariar recursos utilizados na adaptação do antigo prédio da Justiça Militar, sede do Ciosp. Ele destacou a parceria com o Ministério Público do Trabalho, que também deu a sua contribuição para tirar o Centro Integrado do papel. No seu pronunciamento, Pacheco aproveitou para ressaltar a preocupação da Cacism empresarial com a comunidade. 

“Eu, como cidadão, não consigo imaginar segurança pública sem integração e inteligência. Sei que a Prefeitura tem diversas demandas, e o cobertor é curto. O Ciosp é um investimento caro, e é preciso vontade política para fazer. A Cacism, por sua vez, busca melhorar a cidade como um todo, porque isso dá mais qualidade de vida para as pessoas e às empresas”, comentou Pacheco. 

A celebração dos dois anos do Ciosp foi o último evento oficial de Pacheco como presidente da Cacism. Na oportunidade, ele anunciou que deixará o comando da instituição nesta sexta-feira (19), por motivos pessoais. Quem assume no seu lugar é o atual vice-presidente, Rodrigo Ribas. 

FORÇAS DE SEGURANÇA E JUDICIÁRIO CHANCELAM A QUALIDADE

Integração é um conceito visto no Ciosp em diversos aspectos. Um deles é o custeio da manutenção do prédio. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil também alocam recursos. 

Presente no encontro da Cacism, o comandante da Brigada Militar na Região Central, o coronel Cleberson Bastianello, pronunciou-se a favor do Ciosp e contou sobre como o Centro Integrado beneficiou o órgão. Entre as melhorias, está o acréscimo de servidores para atendimento dos chamados da comunidade. Segundo ele, o número chega a 28 operadores nas 24 horas do dia. 

“É um momento de reafirmarmos o nosso compromisso. O Ciosp é da comunidade, é de todos. Se nos mantermos unidos, o futuro é promissor”, disse Bastianello. 

O delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, garantiu que o Ciosp tem contribuído de forma decisiva para a elucidação de crimes. De acordo com ele, as imagens captadas pelas câmeras servem para qualificar as provas e dar velocidade para a apuração dos fatos.

“Hoje, nós podemos ver o que quanto ganhamos. Conseguimos, por exemplo, identificar os criminosos, as placas dos veículos, as rotas de fuga. E ainda temos muito a explorar. Podemos dizer que é um ciclo completo de segurança pública dentro do Ciosp”, detalhou o delegado em sua fala. 

Quem também esteve no auditório da Cacism foi o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), o tenente-coronel José Carlos Sallet. O Corpo de Bombeiros inaugurou o ponto de chamada no Ciosp em maio do ano passado. 

“O Corpo de Bombeiros sempre quis fazer parte desta integração. A integração abreviou o nosso tempo de atendimento. Além de informações precisas, temos acesso a imagens aproximadas de incêndios. Hoje, essa árvore chamada Ciosp, ninguém mais derruba”, comemorou Sallet.

O juiz Rafael Pagnon Cunha, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, representou o Poder Judiciário, uma das forças que trabalham em parceria com o Ciosp. 

“O Judiciário é um grande parceiro. Nós compreendemos que o Judiciário faz parte da segurança pública. O Ciosp é a representação viva dessa integração. Continuem nesse caminho porque o plano está dando certo”, disse o juiz. 

Também participaram do encontro o vereador Getúlio de Vargas, representante da Câmara de Vereadores; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, e sua adjunta, Thaise Moreira; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; o secretário adjunto de Licenciamento e Desburocratização, Guilherme Badke; o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Eduardo Mielke; o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos; o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; o o assessor operacional do Ciosp, Edson Weise; o empresário Fernando Reginatto, da Infinity Tecnology; o professor Neandro Thesing, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma); o major Gustavo Monteiro, representante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE); o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Ademir José da Costa; o coordenador regional da Defesa Civil, coronel Jacob Pinton; o delegado da Polícia Federal Anderson Rodrigo de Lima; o delegado da Receita Federal em Santa Maria, Alexandre Righes; o representante da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Pozzobon Rigo; o perito criminal perito criminal Railander Barcellos, do Instituto-Geral de Perícias (IGP); representantes da empresa Vigillare, entre outros convidados. 

A ESTRUTURA 

O Ciosp tem, em uma estrutura moderna — que conta com salas de reunião, computadores e telas que transmitem, em tempo real, as imagens de cerca de 150 pontos da cidade —, a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU). Esses são os órgãos que atuam presencialmente no prédio. Instituto-Geral de Perícias (IGP), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Receita Federal também trabalham com informações geradas a partir do Centro Integrado.

OS AVANÇOS DO CIOSP NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

- Ampliação do cercamento eletrônico: Ciosp saiu de cerca de 800 câmeras para, atualmente, 1.117. O acréscimo foi possível por meio de aditivos contratuais, acesso colaborativo a câmeras em fachadas de estabelecimentos/locais privados e câmeras do Estado

- Dezembro de 2021: nasceu o Ciosp – CAD, ferramenta de Cadastro, Atendimento, Despacho e Gerenciamento de ocorrências. Além de gerar mapas dos locais das ocorrências, relatórios, datas e horários dos atendimentos. Software é utilizado pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e pela Defesa Civil Municipal. Compilação de dados auxilia no planejamento de ações preventivas

- Atendimentos da Guarda Municipal passaram a ser 59% mais rápidos a partir do uso do Ciosp – CAD. Equipes saem às ruas com informações mais precisas sobre a ocorrência. O tempo médio entre o deslocamento da equipe e o atendimento do chamado foi reduzido de cerca de duas horas para 49 minutos, atualmente 

- Formalização de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do RS: servidores que atuam no Ciosp têm acesso ao chamado Controle de Movimentação Veicular, o chamado Sistema CMV-ONE, no qual podem identificar todos os veículos que trafegam em Santa Maria e região. Tecnologia auxilia na localização de veículos furtados ou clonados e na abordagem de veículos suspeitos, por exemplo

- Melhorias estruturais: criação de nova sala administrativa e de alojamento, que fica à disposição do Corpo de Bombeiros; aprimoramento dos computadores, monitores e na qualidade da internet

- Aquisição de um gerador com capacidade de manter todo o prédio, inclusive a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que funciona junto ao prédio, durante períodos de queda de energia

- Exemplo para o Brasil e o mundo: diversas comitivas visitaram o Ciosp para conhecer a estrutura, vindas de cidades gaúchas como Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Viamão, Gravataí, Bagé, Itaara, Dilermando de Aguiar, Júlio de Castilhos, Silveira Martins e São Martinho da Serra, além de municípios de fora do Estado, como Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC) e Chapecó (SC), além de consulados de países como Alemanha, Estados Unidos e Portugal

- Trabalho com a comunidade: 70 câmeras privadas administradas pela Associação Camobi Segura foram integradas ao Ciosp por meio de uma parceria formalizada recentemente, em junho de 2022

- Em breve: instalação de uma nova central telefônica que possibilitará a gravação dos chamados

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial