Notícias

04/08/2022 04/08/2022 16h10m

Testes contra a Covid-19 passam a ser realizados unicamente em unidades de saúde do Município


Equipe do Centro de Referência Municipal da Covid-19 é transferida para a sede da Vigilância em Saúde

As pessoas que necessitam fazer teste contra a Covid-19 no sistema público devem procurar diretamente as unidades de saúde do Município, que ofertam o serviço desde o ano passado. Até então, além das unidades, o teste era oferecido no Centro de Referência Municipal da Covid-19, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, que terá a equipe multiprofissional direcionada para demais atividades da Prefeitura, sem descuidar do monitoramento de dados relacionados à pandemia.

“A descentralização deste ponto de referência se deve a diminuição da procura pela testagem no Centro. Quando o espaço foi aberto, no começo da pandemia, o nosso objetivo era fazer o monitoramento da Covid-19, o que direcionou as decisões ao longo de dois anos, sempre no sentido de atuar para minimizar o avanço do vírus no Município. Agora, chegamos em outro patamar da pandemia, em que a população deve seguir com os cuidados de higiene e a Prefeitura, dando acesso aos testes nas unidades”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

O Centro de Referência Municipal da Covid-19 teve o começo das atividades em março de 2020, sendo um braço do setor de Vigilância Epidemiológica do Município. O funcionamento do local segue até a tarde desta sexta-feira (5). No princípio, não previa atendimento para a população, concentrando esforços no estudo da evolução da doença em Santa Maria por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, como médico, enfermeiro, biomédico, farmacêutico, entre outros, além de equipe administrativa. Ao longo dos meses, a sede também passou a receber a população para testagem, dando respaldo técnico para as redes pública e privada no que se refere à Covid-19. Desde janeiro de ano, cerca de 25 mil pessoas receberam algum tipo de atendimento no local.

“Para o contexto que vivíamos desde o começo da pandemia, o Centro se fez extremamente necessário. Porém, o local já nasceu com a perspectiva de não se perpetuar. Mas isso dependia da característica da pandemia e da adaptação da rede pública de saúde. O Centro deixa um legado de aprendizados com uma série de processos que terão continuidade no sentido de seguir monitorando a doença”, esclarece o epidemiologista Marcos Lobato, e responsável técnico do Centro de Referência.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, reforça a necessidade da atualização do quadro vacinal contra a Covid-19.

“O avanço da vacinação e a continuidade das medidas sanitárias nos coloca em uma situação bem diferente dos últimos dois anos. O Centro se mostrou fundamental no momento em que precisávamos concentrar, em um local, as informações relativas à pandemia. Seguiremos monitorando os dados e avaliando as informações sobre a Covid-19 sem deixar de atender à população”, reforça a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, e uma das coordenadoras do Centro.

Novo espaço

A equipe multidisciplinar que atuava, até então, no Centro de Referência Municipal da Covid-19, retorna para a sede da Superintendência de Vigilância em Saúde (Rua Ângelo Uglione, 1.534) a partir de segunda-feira (8). Porém, no local, a população não terá acesso a testes, que passam a ser ofertados unicamente nas unidades de saúde, sem agendamento.

No espaço onde até então funcionava o Centro, passará a ser ocupado pelo Acolhe Santa Maria, serviço que atende pessoas de 14 anos ou mais que apresentam características de autolesão ou de sofrimento emocional, por acesso ao serviço de urgência e emergência do município ou o serviço da rede básica de saúde. O Acolhe também permanece a referência para casos relacionados para a tragédia da Boate Kiss.

Mais informações: (55) 9128-9893 (Whatsapp)

:: ACESSE AQUI OS DIAS, HORÁRIOS E LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES PARA A DETECÇÃO DA COVID-19 ::

:: Acesse aqui a Agenda de Vacinação contra a Covid-19 ::

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: arquivo Prefeitura 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial