Notícias

01/08/2022 02/08/2022 09h24m

Prefeitura realiza abertura oficial do Mês da Cultura nesta quarta-feira, no Theatro Treze de Maio


Arte: Gibran Carrazzoni /Prefeitura

Show de 20 anos do Projeto Musicial Atoque terá entrada gratuita e integra programação que segue até 31 de agosto

Agosto chegou e com ele o Mês da Cultura, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura. Até o próximo dia 31, estão previstas diversas atrações artísticas que ocorrerão na cidade. Para o Município que carrega a alcunha de Cidade Cultura, a programação terá apresentações artísticas, exposições, oficinas e outras atrações (confira abaixo as atividades já confirmadas). A abertura oficial ocorre nesta quarta-feira (3), com show de 20 anos do Projeto Musical Atoque, às 19h no Theatro Treze de Maio. A entrada é gratuita.

“Este Mês da Cultura convida o público a conhecer e participar de uma programação diferente, como a que ocorre no Arquivo Histórico, por exemplo. Estamos valorizando e dando visibilidade a um novo circuito cultural. A Atoque é uma iniciativa que há 20 anos faz diferença na cidade e que tem sido sempre parceira nas ações da cultura”, destaca a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro. 

O coordenador geral Projeto Musical Atoque, Márcio “Kbecinha” Tólio, diz ser uma honra poder celebrar o aniversário do grupo junto com o Mês da Cultura.

“É uma trajetória de 20 anos, também representando a nossa cidade. E eu, como professor universitário e artista, já passei por várias partes do Brasil, e onde vou a minha figura é relacionada ao Atoque e a Santa Maria. Então, é uma grande honra estar junto com o Município. Preparamos dois momentos para o Mês da Cultura. Vamos abrir com a apresentação de uma das nossas oficinas sociais, que é o carro-chefe da Atoque, de trabalhar em escolas de regiões periféricas, e depois vamos fazer o show com o Bloco Atoque, que é um produto artístico do grupo. Por que as nossas crianças cresceram e hoje são profissionais da música, que seguem com a gente”, explica Kbecinha.

Também vai integrar o Mês da Cultura a exposição do 16º Salão Latino-Americano de Artes Plásticas e Visuais de Santa Maria, as entregas do Prêmio Amigo da Cultura e o evento Conecta Distrito ligado ao Distrito Criativo. A programação ainda prevê a cerimônia de premiação do 45º Concurso Literário Felippe d’Oliveira, na Câmara de Vereadores, tarde cultural e Mercado de Arte, pelo Viva MASM.

A programação do Mês da Cultura ainda está em elaboração e novas atrações serão anunciadas nos próximos dias. Veja, abaixo, os detalhes já confirmados no cronograma para não perder nenhuma atração do Mês da Cultura. 

PROGRAMAÇÃO*
1º de agosto 
- Das 8h às 16h30min: visitação do XVI Salão Latino-Americano de Artes Plásticas e Visuais de Santa Maria, na Sala Jeanine Viero, no Museu De Arte de Santa Maria (MASM)
- Às 19 h: Abertura e premiação do XVI Salão Latino-Americano de Artes Plásticas e Visuais de Santa Maria, no Museu De Arte de Santa Maria (MASM)
 
De 1º a 30 de agosto
- Das 8h às 16h30min: Mostra Permanente do acervo do Museu De Arte de Santa Maria (MASM)
 
De 02 a 28 de agosto 
- Das 8h às 16h30min: Sala Ibere Camargo, exposição: “Morfa”, do artista Raul Dotto, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM)
 
De 2 a 28 de agosto 
- Das 10h às 22h: Sala Monet Plaza Arte, exposição: “O aceso no Processo Pictórico” da
artista Letícia Gais Goulart, no Monet Plaza Shopping
 
3 de agosto 
- 19h: Show de abertura do Mês da Cultura – 20 anos do Grupo Atoque, no Theatro Treze de Maio
 
4, 11 e 31 de agosto
- Das 8h30min às 11h30min, oficina “Preservação de documentos – Restauração, Digitalização e Acondicionamento de Documentos”, no Arquivo Histórico Municipal (Rua Appel, 900). Ministrante: João Alberto Licht Teixeira. Inscrições: Número de vagas: 15. Inscrições gratuitas e antecipadas pelo e-mail arquivohistoricosm@gmail.com. Certificado de 9h.
Programação:
04/08 – Módulo de Restauração de Documentos
11/08 – Módulo de Digitalização de Documentos
31/08 – Módulo de Acondicionamento de Documentos
Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura / Arquivo
Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de
Santa Maria (AMARQHIST).
 
12 e 13 de agosto
- Evento Conecta Distrito
 
16 de agosto
- Prêmio Amigo da Cultura
- Café da Manhã com as empresas que incentivam a Cultura em Santa Maria
- 19h – Patrimônio cultural de Santa Maria: do distrito à economia criativa - um diálogo sobre a importância da preservação e da valorização do patrimônio cultural de Santa Maria como estratégia de fortalecimento da economia criativa no perímetro do Distrito Criativo Centro-Gare. Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria, UFSM, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e Conselho Municipal de Política Cultural
 
17 de agosto
- Das 11h às 16h, Caravana da Cultura no Distrito Arroio do Só, com exposição “Varal da memória com registros fotográficos sobre o Distrito”, promovida pelo Arquivo Histórico
 
19 de agosto
- Das 17h às 19h, Encontro com XVI Salão Latino-Americano de Artes Plásticas e Visuais de Santa Maria sobre o processo criativo. Público: Artistas e convidados, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM)
 
24 de agosto
- Premiação do 45º Concurso Literário Felipe de Oliveira, na Câmara de Vereadores
 
26 de agosto
- Na Praça CEU Sandra Feltrin (Nova Santa Marta):
16h15 - Exibição dos documentários de curta-metragem
Terra Prometida: Esse dia vai chegar!, Direção Paulo Tavares – 15min 
Tempos de Peste, Direção Marcos Borba – 18min
18:00 - Roda de Conversa “Política Cultura Viva”
Convidado: Leandro Anton – Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo
 
27 de agosto
- 9h, Roda de Conversa “Economia Solidária e Pontos de Cultura”, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Convidado: Leandro Anton – Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Projeto: Por Onde Passa a Memória da Cidade. Realização: TV OVO. Financiamento: Lei De Incentivo a Cultura de Santa Maria (LIC-SM), Prefeitura Municipal de Santa Maria. Apoio: Segmento Cultura Viva SM e Rede SM de Pontos de Cultura.
 
A Arte, Leitura e História – Tarde cultural no Centro Integrado de Cultura Evandro Berh, Com:
- Das 13h às 17h: Mercado de Arte – VIVA MASM
- Das 13h às 17h: Biblioteca Brechó de Livros
- Às 14h: Jane Andiara, Oficina de Monotipia
- Das 15h às 16h: ASL Exposição de livros e doação
- CAPOSM Contação de História e Recital
 
30 de agosto
- Às 8h, premiação Amigo da Cultura, no Itaimbé Palace Hotel
 
ATIVIDADES NO ARQUIVO HISTÓRICO
- Divulgação da série de episódios temáticos sobre a história de Santa Maria – Projeto Memória Viva – LIC/2021
 
- Das 14h às 16h30min, encontro “Histórias de Vidas: Fragmentos de Memória Genealógica” – 9ª edição – Tema: “A Santa Maria que Conheci”. Contadores de histórias: Fernando Antônio Valença Floresta, James Pizarro, Neida Ceccim Morales, Valdemar Roveda.
 
- 16h30min, posse da nova Diretoria da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de
Santa Maria (AMARQHIST), gestão 2022-2024. Realização: Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).
 
*Novas atrações serão anunciadas nos próximos dias
**Programação atualizada às 09h57min do dia 27 de julho

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Alex Caceres / PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial