Notícias
07/07/2022 08/07/2022 11h44m
Mais de 7,5 toneladas de resíduos são retiradas diariamente da drenagem pluvial pela Prefeitura

Serviço é realizado para desobstruir bueiros em vias públicas de Santa Maria, tendo investimento de mais de quase R$ 90 mil por mês
Um dos principais problemas que causam alagamentos em diversas vias públicas de Santa Maria é o entupimento do sistema de drenagem pluvial. Isso é consequência direta do descarte irregular de lixo. Para desobstruir bueiros, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, faz o trabalho de limpeza e retira diariamente cerca de 7,5 toneladas de resíduos do sistema. Esse número pode variar conforme o mês.
A limpeza é realizada pela empresa Maximus Desentupidora Ltda, vencedora de licitação. O investimento mensal é de R$ 89.226,84. Mesmo em dias com chuvas, o serviço se faz necessário para atender principalmente áreas alagadas do Município, desobstruindo tubulações trancadas com o equipamento de hidrojateamento. Na maioria dos casos, são retirados resíduos como terra, pedra, garrafas, sacos plásticos, latas, entre outros. Após, o material é encaminhado para o descarte correto.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, a limpeza no sistema de drenagem pluvial segue um cronograma por meio de um rodízio entre os bairros ou conforme a urgência da limpeza em determinados locais.
“Este é mais um importante serviço realizado pela secretaria. Pois o transtorno ocorre principalmente após um período intenso de chuvas, dificultando a passagem de pedestres e veículos em diversas vias públicas da cidade. Fica o nosso apelo à população para ter mais cuidado com o descarte correto de materiais e lixo doméstico, assim, ajudará a cuidar da limpeza dos bueiros de Santa Maria e também evitando alagamentos em vias e residências”, reforça o secretário Wagner da Rosa.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria