Inicial > Notícias > Santa Maria é a única cidade...

Notícias

01/07/2022 01/07/2022 18h34m

Santa Maria é a única cidade do Brasil a habilitar dois parques tecnológicos em edital da União


Financiadora é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e, em uma só chamada, liberou recursos para a UFSM e a UFN, que contaram com cartas de apoio da Prefeitura de Santa Maria

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Franciscana (UFN) foram contempladas com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A UFSM solicitou o valor de R$ 9.886.068,20, e a UFN R$ 4.468.486,74. Santa Maria é a única cidade do Brasil a habilitar dois projetos na chamada para parques tecnológicos em implantação da Finep. 

A Prefeitura de Santa Maria participou do processo ao enviar cartas de apoio e ratificar a importância dos projetos das duas instituições para o Município e a região. Ambos os documentos foram assinados pelo vice-prefeito, Rodrigo Decimo. 

“Estamos muito felizes de termos as duas universidades de Santa Maria contempladas. Tenho certeza que tudo isso se reverterá em benefício para a comunidade, uma vez que percebemos, nas gestões das duas universidades, um comprometimento muito grande com a sociedade em geral. Além disso, é claro, os recursos são um reforço para as duas instituições”, afirma Decimo.

Os recursos poderão ser utilizados tanto para a realização de obras quanto para a contratação de recursos humanos. O objetivo da UFSM — candidata com melhor nota obtida na linha de parques em implantação — é, com a implementação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, que está constituído dentro do antigo Centro de Eventos, no campus do Bairro Camobi, atrair empresas que queiram se conectar com os conhecimentos e as pesquisas produzidas dentro da universidade. No local, já estão localizadas a incubadora Pulsar e a sede da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec). Os principais pilares de atuação do parque são hubs (eixos) voltados a bioinsumos, agrotecnologia e foodtechs. 

Já o parque da UFN, o chamado ITEC Park UFN, é operacionalizado no Conjunto 2, na Rua Silva Jardim, no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Conforme informações repassadas pela universidade à Prefeitura, o objetivo do parque é ampliar as atividades de fomento ao empreendedorismo e inovação, expandindo ações já desenvolvidas nos ambientes de inovação. O foco é atuar na área da biotecnologia.

Os dois parques, tanto da UFSM quanto da UFN, têm abrangência regional, ultrapassando os limites de Santa Maria. Para a liberação efetiva dos recursos, falta apenas o cumprimento de etapas burocráticas e a assinatura do convênio das universidades com a Finep.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Foto: Alex Caceres (Prefeitura)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial