Inicial > Notícias > Prefeitura sanciona lei que institui a...

Notícias

28/06/2022 28/06/2022 12h17m

Prefeitura sanciona lei que institui a Semana da Constituição Cidadã no calendário oficial da cidade


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Pelo texto, o período será realizado anualmente na primeira semana do mês de outubro

O prefeito Jorge Pozzobom participou de um ato, na noite desta segunda-feira (27), na subseção Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para sancionar a lei 9430/2022, que inclui no calendário de eventos oficiais de Santa Maria a Semana da Constituição Cidadã. O evento será organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Santa Maria e busca esclarecer à população os aspectos básicos da Constituição Federal. 

“As pessoas hoje em dia não sabem o que é a Constituição Federal. As pessoas estão muito afastadas deste tipo de conhecimento, seja por desgosto, por desacreditarem… Mas nós temos o dever de transformar o assunto em algo atrativo. Para isso, acredito que precisamos usar de uma linguagem simples e direta para que a população, e acredito ainda que podemos começar pelas crianças, com intervenções nas escolas. É pensando na formação crítica dos nossos cidadãos que, com alegria, sanciono esta lei, aqui na OAB Santa Maria”, ressaltou Pozzobom.

A presidente da OAB Subseção Santa Maria, Juliana Muller Korb, agradeceu a presença do prefeito e também a atenção dele, dos vereadores e da sociedade a esta proposta de lei, que considera de suma importância.

“Não há mais conhecimento básico de cidadania. A Semana da Constituição Cidadã tem como objetivo levar este entendimento às pessoas, para que a população volte a ter orgulho de ser cidadão  e que conheça seus deveres e direitos. A nossa Constituição sofreu enfraquecimento e, por consequência, uma queda na cidadania. Que a partir desta lei, possamos resgatar o sentimento de cidadania de todos”, salientou Juliana, acompanhada do vice-presidente da OBA Subseção Santa Maria, Leonardo Santiago.

O ato ocorreu no auditório da OAB Subseção Santa Maria e contou com a presença do procurador geral do Município, Guilherme Cortez, da controladora do Município, Carolina Lisowski, e do assessor superior da Prefeitura Leonardo Kortz. Também estiveram presentes os secretários de Município de Educação, Lúcia Madruga, e de Desenvolvimento Social, João Chaves. Representando a Câmara de Vereadores estavam os parlamentares Givago Ribeiro, Admar Pozzobom e Ricardo Blattes.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial