Inicial > Notícias > Prefeitura apoia concurso literário infantil para...

Notícias

06/06/2022 06/06/2022 16h32m

Prefeitura apoia concurso literário infantil para destacar novos escritores e ilustradores da cidade


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086) / Arquivo PMSM

Textos e ilustrações escolhidos pela comissão julgadora serão publicados em livro inédito

Com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está com inscrições abertas para o 10º Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas, organizado pela Academia Santa-Mariense de Letras (ASL), até 29 de julho. A iniciativa é a oportunidade para escritores e ilustradores terem seu primeiro livro publicado e distribuído em escolas, bibliotecas e entidades. O objetivo do concurso é incentivar a criação de novas obras, revelando autores locais e promovendo o enriquecimento do acervo bibliográfico disponível às crianças santa-marienses.

Podem participar do concurso pessoas com idade mínima de 18 anos, brasileiras natas ou naturalizadas, residentes em Santa Maria e que não possuam publicação de obra infantil de sua exclusiva autoria. Cada participante poderá concorrer com até dois textos (entre 45 e 60 linhas), com temática livre, nas modalidades “Prosa” ou “Verso”, escritos observando o que determinam as regras de ortografia da Língua Portuguesa. A comissão julgadora será formada por cinco integrantes designados pela ASL.

A inscrição deve ser realizada na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (Avenida Presidente Vargas, 1.300, Bairro Nossa Senhora de Fátima), com a entrega dos textos originais impressos em envelopes lacrados e identificados por pseudônimos. A organização do concurso recomenda a leitura completa do edital (em anexo abaixo). Mais informações pelo telefone (55) 3218-1396.

A divulgação dos textos premiados será em 12 de agosto, diretamente para os escritores. O trabalho classificado em 1º lugar no Concurso Literário Infantil Ignez Sofia Vargas será publicado em um livro ilustrado, além de receber premiação em dinheiro, no valor de R$ 1 mil, mais 50 exemplares da obra impressa. Os trabalhos classificados em 2º e 3º lugares recebem menções honrosas. Todos os inscritos no concurso recebem livros publicados por autores da ASL.

OPORTUNIDADE PARA ILUSTRADORES
Além da escolha dos textos, o Concurso Literário Infantil Ignez Sofia Vargas também prevê a realização de uma disputa entre ilustradores. De acordo com o regulamento, após conhecido o texto vencedor, estarão abertas, de 19 de agosto a 9 de setembro, as inscrições para trabalhos de ilustração. A proposta deverá ser encaminhada à Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide até 9 de setembro. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por cinco pessoas.

O trabalho vencedor do concurso de ilustração terá seu trabalho publicado no mesmo livro em livro onde estará o texto vencedor do concurso de texto, além de receber o valor de R$ 1 mil, mais 50 exemplares da obra pronta.

O texto e a ilustração vencedores se transformarão em um livro infantil. Os exemplares serão doados para escolas e professores, para bibliotecas de entidades socioculturais e para entidades apoiadoras do concurso.
 
PREMIAÇÃO
A entrega das premiações aos vencedores será no dia 9 de dezembro, às 20h, em Santa Maria, em local a ser anunciado. A solenidade contará com participação de representantes das entidades apoiadoras, dos inscritos no concurso e convidados.

O 10º Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas tem patrocínio de Transportes Salgado Filho Ltda, Editora da Mente, Gráfica e Editora Pallotti e da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086) / Arquivo PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial