Inicial > Notícias > Prefeitura abre a Semana do Meio...

Notícias

01/06/2022 01/06/2022 16h23m

Prefeitura abre a Semana do Meio Ambiente com evento neste sábado (4), no bairro Nova Santa Marta


Camillo Licinio/Prefeitura

Programação marcará a retomada do Programa Descarte Legal com ações de conscientização ambiental e cultural

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Santa Maria realizará, neste sábado (4), um evento alusivo à data, no bairro Nova Santa Marta, na Região Oeste da cidade. E o local escolhido para a programação é a área verde ao lado da Praça Sandra Feltrin (antiga Praça CEU), na Rua Evangelista Marcos. Será nessa área que ocorrerá o Mutirão Práticas Sustentáveis, que marcará a retomada do Programa Descarte Legal. O mutirão integra a campanha Práticas Sustentáveis, numa parceria entre a Prefeitura e o Grupo Diário com patrocínio da Corsan/Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento abre a 7ª Semana do Meio Ambiente, que, em 2022, terá o tema “Uma Só Terra” e segue até 12 de junho.

A programação do Mutirão Práticas Sustentáveis começa às 13h e tem previsão de se estender até as 17h com muitas atrações e serviços gratuitos para a população. Com apoio de diversas secretarias municipais, a atividade contará com mutirão de limpeza, plantio de árvores, shows musicais, atividades recreativas, distribuição de bergamotas, varal solidário, cadastro de animais de estimação para castração no Castramóvel, cadastro e recadastro de recicladores, entre outras atrações. 

Segundo o secretário municipal de Comunicação, Ramiro Guimarães, a ação vem no contexto da atenção para a coleta seletiva de resíduos no Município e também para a orientação sobre como descartar bens inservíveis (móveis velhos) ou materiais da linha branca (eletrodomésticos inutilizados). 

“É uma união de forças da Prefeitura para levar o tema da coleta seletiva. Estamos retomando o Programa Descarte Legal, e, nada melhor do que estar junto à comunidade santa-mariense para avançar nesse assunto. Essa primeira ação já vai deixar legados na praça, e vamos receber a população com serviços importantes como o cadastro de recicladores e, também, o cadastramento de animais para o Castramóvel”, comenta.

O Programa Descarte Legal consiste em recolhimento de vidros e materiais da linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar, freezer, entre outros), de resíduos inservíveis móveis (colchão, sofá, cama, guarda-roupa, mesa, cadeira, entre outros) e componentes eletrônicos (computador, aparelho de som, celular, teclado, entre outros). Outras ações do programa serão anunciadas em breve.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Arte:
Camillo Licinio/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial