Inicial > Notícias > Prefeitura anuncia novo responsável pelo Instituto...

Notícias

24/05/2022 24/05/2022 13h17m

Prefeitura anuncia novo responsável pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan)


Ariéli Ziegler/PMSM

O doutor em Turismo, Eduardo Mielke, fica à frente do Iplan, autarquia que estava sob o comando de Daniel Pereyron

Durante reunião de planejamento do Gabinete do Prefeito, realiza na segunda-feira (23), foi anunciada a nova presidência do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan). Quem assume a autarquia, até então comandada por Daniel Pereyron, é Eduardo Mielke, que atuava na vice-presidência do Instituto. Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, o procurador geral do Município, Guilherme Cortez, o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e o assessor superior de governo Ronie Gabbi.

O prefeito Jorge Pozzobom agradeceu o trabalho do arquiteto, que esteve quatro anos à frente do Iplan, autarquia com papel muito importante no processo de desenvolvimento do Município, principalmente em apoio às secretarias e, agora, com o andamento do Distrito Criativo. Daniel Pereyron foi vice-presidente do Iplan entre 2017 e 2018 e assumiu o comando do Instituto em julho de 2018.

Eduardo Mielke assume a presidência do Iplan estabelecendo objetivos de uma integração maior com as secretarias do Município. Ele cita como exemplo o trabalho do Iplan em parceria com a Secretaria de Educação, que mapeou e georreferenciou todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Esta nova gestão almeja basicamente quatro objetivos. Primeiro, de estar mais perto da Gestão Municipal como um todo, articulando com as secretarias, bem como com as entidades do terceiro setor. Segundo é estar mais perto também dos bairros, onde o planejamento urbano, propriamente dito, aquilo que nós queremos para nossa Santa Maria para os próximos anos, é mais necessário. Em terceiro, é o destravamento ao crescimento dos investimentos privados e públicos, através de um conjunto de leis mais modernas. E, por fim, e não menos importante, poder contribuir com projetos estratégicos que beneficiem a comunidade como um todo”, promete o doutor em Turismo.

Daniel Pereyron, afirma que a troca foi uma decisão em comum acordo com o prefeito Jorge Pozzobom e que agora retorna para a iniciativa privada, com a experiência apreendida nestes anos no Iplan, atendendo aos empreendedores.

Paranaense de Curitiba, em 2007 Eduardo Mielke concluiu o doutorado em Turismo através do Programa de Doutorado em Gestión y Desarrollo Turístico Sostenible pela Universidad de Málaga (Espanha), Depto de Economía y Política. É mestre em Ciências Florestais (área de concentração Economia Florestal) pela Universidade Federal do Paraná (2002) e é graduado em Engenharia Agronômica (1999) pela mesma instituição. 

Com 16 anos de experiência tem concentrados esforços na gestão, coordenação e desenvolvimento de iniciativas que objetivam a geração de emprego e renda locais, através da atividade turística. Cooperativismo e associativismo aliado à economia criativa e a construção de identidades locais, tem trabalhado no assessoramento de projetos de recuperação econômica e também na estruturação de políticas públicas que propiciem o crescimento sustentável de investimentos em projetos estruturais e estruturantes locais.

Com atuação em mais de 160 municípios brasileiros em 16 UFs brasileiras e com atuação no México, Colômbia, Argentina e Arábia Saudita, vem buscando através da cooperação de atores locais a organização do turismo de forma equilibrada. E em 2018 foi indicado ao Prêmio Brasil de Melhor Profissional em Turismo, categoria Desenvolvimento Turístico, promovido pelo Ministério do Turismo. E é membro do Conselho Nacional de Turismo Brasileiro da Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo, escreve para diversos canais com destaque ao Blog www.politicadeturismo.blog. Atualmente coordena cursos em EAD de Gestão de COMTURs, Gestão e Política de Turismo, Consórcios Intermunicipais e Multifuncionais.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial