Inicial > Notícias > Prefeitura entrega certificados para a 3ª...

Notícias

04/05/2022 05/05/2022 10h04m

Prefeitura entrega certificados para a 3ª turma de Padaria e Confeitaria no Restaurante Popular


Até o momento, foram formados 50 alunos com aulas de produção e decoração de alimentos 

Na tarde desta quarta-feira (4), foram entregues os certificados do curso de padaria e confeitaria do Programa de Economia Solidária Através das Cozinhas Comunitárias, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Na ocasião, nove alunos receberam o certificado após terem aulas de produção de pães, salgados e doces. Ainda serão oferecidos três cursos com a previsão de alcançar 100 pessoas ao fim da iniciativa, que tem apoio do projeto Esperança/Cooesperança e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas ocorrem no Restaurante Popular, e os alunos ficam habilitados a atuar no mercado de trabalho ou empreender em negócios próprios.

O coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ronaldo Pozzobon, afirma que as aulas têm como objetivo dar um aporte de conhecimentos a quem já trabalha com padaria e confeitaria, mas, também, dar um início e apresentar uma possibilidade de geração de renda para pessoas que ainda não estão neste ramo.

“O pessoal que está fazendo o curso pode ampliar os conhecimentos que já trazem por terem trabalhado em alguma empresa ou até mesmo em casa. É um investimento de R$ 100 mil da Prefeitura na formação de profissionais. Com essa terceira turma, já temos 50 pessoas formadas”, explica.

A iniciativa do Poder Municipal vai fazer a diferença na vida da moradora da Vila Vitória, no Bairro Juscelino Kubitschek, Nathaly Loureiro Carneiro, de 20 anos. Ela já tinha conhecimentos básicos, mas teve a oportunidade de aprimorar e ganhou motivação para seguir trabalhando no ramo.

“O curso chegou na hora e no momento certos. É muito bom, porque eu já trabalhava com doces, mas pude me aprofundar mais na área. Nós aprendemos as receitas, mas tivemos a vivência com pessoas que têm vidas e realidades diferentes. E isso vai ser bem importante para mim, pois pretendo crescer mais e investir nisso. A comida é uma coisa que todo mundo precisa e meu pensamento é aprender mais, trabalhar e também ensinar outras pessoas para que elas possam trabalhar”, disse a aluna.

Para o professor Marcelo Navarro, o curso é um momento de grande orgulho para ele por poder dar uma contribuição à sociedade e passar o conhecimento que adquiriu em anos de profissão trabalhando em cozinhas.

“É importante poder auxiliar na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Me traz um conforto muito grande compartilhar o que aprendi na minha caminhada como cozinheiro, padeiro e confeiteiro. Contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas é contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade, que é uma cidade muito rica, com um potencial humano enorme”, reforçou o professor.

Também acompanharam a entrega ods certificados o Chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e o coordenador do Senai Santa Maria, Ronaldo Kebach Martins.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Fotos:
João Alves (Mtb: 17.922)/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial