Inicial > Notícias > Prefeitura recebe equipe do Instituto do...

Notícias

17/02/2022 17/02/2022 18h12m

Prefeitura recebe equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em visita à Gare


Prédio também é patrimônio histórico estadual e projeto de revitalização deverá passar por aprovação do Instituto

Modernizar a cidade e revitalizar espaços históricos de Santa Maria é um dos compromissos da gestão Jorge Pozzobom e Rodrigo Decimo. Com foco nesta premissa, nesta quinta-feira (17), Santa Maria recebeu dois integrantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), que fizeram visita técnica à Gare da Viação Férrea. 

“Recebemos representantes do Iphae para uma vistoria técnica no prédio da Gare para prosseguirmos com os projetos de revitalização deste importante prédio do nosso Centro Histórico Ferroviário. Além da Gare, conversamos sobre outras iniciativas no Estado de preservação do patrimônio histórico e cultural. Essa visita é um importante olhar técnico sobre o patrimônio e que nos dá segurança em ações de preservação”, destaca o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que acompanhou o diretor do Iphae, o arquiteto Renato Savoldi, e a arquiteta do Instituto Adriana Nunes na visita.

Como o prédio da Gare também é tombado pelo Estado, os projetos de revitalização do espaço precisam ser aprovados pelo Iphae. Assim, a visita técnica desta quinta é um facilitador ao Município para a elaboração dos documentos de revitalização do local. Além disso, os representantes do Instituto também receberam mais detalhes sobre a proposta do Distrito Criativo, a ser instalado na Gare.

“Viemos para analisar a proposta para o espaço e vistoriar todo o complexo da Gare de Santa Maria. E também para avaliarmos o local e entendermos a ideia do Distrito Criativo. Como o Iphae vai participar do processo de aprovação do projeto, viemos auxiliar o Município para dar celeridade no desenvolvimento da documentação. Nossa preocupação é agilizar o andamento da revitalização, para que o Estado e o Município devolvam à comunidade este espaço da melhor forma possível, o quanto antes”, esclarece Savoldi.

Também acompanharam a visita, representantes das secretarias de Cultura, de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do Instituto de Planejamento (Iplan) e da Guarda Municipal. Também estiverem presentes representantes do escritório de arquitetura, de Itaara, que está elaborando o projeto para a Gare.

O estudo técnico do espaço começou em dezembro do ano passado. Com as informações coletadas, são elaborados relatórios que apontam as patologias da estrutura, ou seja, as principais danificações e, também, as sugestões do que deve ser feito no processo de restauração para que o local não perca as características originais. O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) acompanha o desenvolvimento do estudo.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial