Notícias

21/01/2022

Obra emergencial em trecho da Avenida Presidente Vargas está 75% concluída e tem continuidade


Empresa contratada pela Prefeitura segue com o serviço de colocação do muro de contenção com gabiões

A obra emergencial em trecho da Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, está 75% concluída. Para estabilizar o aterro, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, segue com a colocação do muro de contenção com gabiões. A empresa contratada pela Prefeitura, a Brita Pinhal, trabalha na colocação da proteção de taludes com muros de contenção à gravidade, que é a estrutura de gabião. A previsão é de que sejam necessários em torno de 60 metros de largura da estrutura. 

Ainda, como sequência da obra, a estrutura de gabião é colocada desde o córrego e chegará até próximo à altura da pista asfaltada. Começará com cinco metros de altura no ponto mais alto, e, após, descerá e deve chegar até dois metros na parte mais baixa. Junto com o trabalho de construção dos gabiões, a Brita Pinhal prevê inciar nos próximos dias a obra da nova rede de drenagem pluvial.

No local, a Brita Pinhal, já concluiu a construção de uma galeria em concreto armado, com aproximadamente quatro metros de extensão, para proteger melhor a base do solo do entorno, por onde escorre o córrego. A nova galeria é a continuidade da já existente no local. Ao lado, foi colocada a estrutura de gabião, feita com pedras e arames, com cerca de seis metros de largura e três metros de altura, para garantir a melhor estabilidade do aterro/talude.

A obra

O buraco na Avenida Presidente Vargas surgiu quando parte da via se rompeu após uma forte chuva em setembro de 2021, no trecho entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, no sentido Bairro-Centro. Pela gravidade do problema e para reforçar a estrutura no local, é feita a colocação dos gabiões. Após, ocorrerá a recuperação da calçada e de parte da via. O investimento na obra é de R$ 942.785,99‬, com recursos próprios do Município. Em virtude da complexidade dos serviços que são executados, não há previsão para a conclusão da obra. Ela avança conforme o cronograma, e o andamento está condicionado ao clima, sendo favorável em dias mais secos. 

Desvios e bloqueio no trânsito

O trecho permanece com bloqueio e está sinalizado para melhor orientar os motoristas. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram o fluxo de veículos e orientam os usuários do transporte coletivo. Durante a execução dos serviços, o trânsito no sentido Bairro-Centro está sendo desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá. Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro, o desvio será à direita pela Rua dos Lírios, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.

Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes. Ainda, o trânsito no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá está liberado apenas para a parte comercial e para o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e à Faculdade Palotina (Fapas), assim como a entrada e a saída das residências do local.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial