Notícias

18/01/2022

Conferência Municipal de Saúde Mental ocorre nesta quinta (20) e sexta-feira (21) de maneira híbrida


Imagem: Gibran Carrazzoni / Prefeitura

Pré-inscrições estão abertas e devem ser feitas por formulário online

A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Conselho Municipal de Saúde, convida a população para a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Santa Maria, que ocorre nesta quinta (20) e sexta-feira (21), de maneira híbrida. As atividades presenciais serão no Itaimbé Palace Hotel, com capacidade para até 150 pessoas. O tema é “A união tece a rede: em defesa da democracia, do SUS, do cuidado em liberdade e da saúde mental”. Confira a programação completa abaixo.

As pré-inscrições para o evento podem ser feitas pelo formulário online. Contudo, a pré-inscrição não garante reserva de vaga para a modalidade presencial. Para garantir a participação de modo presencial, é necessário efetivar a inscrição, após o credenciamento, nos dias do evento.

As inscrições para a modalidade presencial serão por segmento, sendo 75 para trabalhadores da Saúde e 75 o governo, gestores e prestadores de serviços. Para a pré-inscrição e credenciamento é necessário informar o segmento do qual faz parte.

O credenciamento ocorre no Itaimbé Palace Hotel, das 17h às 17h30min na quinta-feira, e das 8h às 10h, na sexta. É necessário apresentar de documento de identificação com foto e comprovante de vacinação contra a Covid-19, com ciclo vacinal completo – dose única em caso da Janssen ou duas doses para os demais imunizantes.

A comissão organizadora da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental reforça que a limitação de 150 pessoas presenciais é para garantir os protocolos de segurança sanitária, já que o espaço tem capacidade para 800 pessoas. Assim, a previsão é usar 20% da área. Além disso, todo os protocolos exigidos oficialmente serão seguidos, como apresentação da carteira de vacinação, uso de máscara adequada, uso álcool em gel e afastamento regulamentar. 

Além de debater temas importantes, na 5ª Conferência Municipal serão escolhidos os delegados que representarão Santa Maria na 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental (CESM/RS), de 8 a 10 de abril, em Porto Alegre. Estes representantes serão escolhidos dos participantes presenciais.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (20)

– 17h: credenciamento
– 17h30min: palco Livre com apresentações artísticas
– 18h30min: solenidade de abertura oficial do Evento com autoridades
–  Em seguida: Teatro de Libras; Mesa de Usuários; Palestra do Psiquiátra Paulo Amarante: Desafios e as Perspectivas das Reformas Psiquiátricas no Brasil”; Grupo de Cachoeira do Sul – Um passado presente: Relato de experiência da desinstitucionalização e a aprovação do Regimento Interno

Sexta-feira (21)
– 8h30min: credenciamento e o início das discussões de propostas do caderno distribuído pela Organização
– 13h30min: plenária final com a apresentação de moções de apoio e repúdio; votação de propostas para Santa Maria e votação das 12 propostas para a 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental (CESM) e a votação para delegados à 4ª CESM/RS

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Gibran Carrazzoni / Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial