Notícias

04/01/2022 04/01/2022 18h28m

Iniciativa “Arte no Perau” é concluída com a entrega dos painéis nos mirantes 1 e 2 da estrada


Foto: Alex Caceres (Prefeitura)

Artistas locais foram selecionados por meio de edital para fazer os trabalhos artísticos

Os murais do Arte no Perau estão concluídos e, agora, quem passa pela estrada pode ver o colorido nos mirantes 1 e 2, além da beleza natural do lugar. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, lançou edital, em junho de 2021, que escolheu dois artistas locais para fazer os trabalhos com a técnica grafite na Estrada do Perau, que conecta as cidades de Santa Maria e Itaara.

O Mirante 1 recebeu o trabalho “Natureza do Perau: Preserve Nosso Lar, de Lúcio de Sá Menezes. Já o Mirante 2, agora, apresenta o painel “Natureza Viva”, de Israel Quinhones Coelho Caetano.

“A experiência de espalhar arte pelo Parque Itaimbé nos levou a pensar em outros espaços possíveis. Foi assim que nasceu o Arte no Perau, um edital cujos resultados já estão encantando quem passa pela Estrada do Perau. O caminho já proporcionava uma linda vista dos morros que circundam a nossa cidade. E, agora, além do verde, quem passar por ali vai se deparar com obras de arte. Sim, os mirantes do Perau não são mais os mesmos. Além de transformar espaços, valorizar lugares, a ação também destaca e valoriza os artistas locais”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro. 

De acordo com o que estava previsto pelo edital, para a execução do trabalho no primeiro mirante, que possui 1,1 metro de altura por 94 metros de comprimento, foram destinados R$ 17.110. Já para o segundo, com a mesma altura, mas 24,5 metros de comprimento, o valor foi de R$ 12.890. Os recursos, próprios do Município, serviram para custear material e mão de obra. 

As pinturas fazem parte do ReViva Perau, que busca a revitalização de um dos pontos turísticos e históricos da cidade. O local também tem recebido diversas ações de limpeza e conservação, como podas de árvores, pintura de meios-fios e retirada de focos de lixo espalhados pela via.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial