Notícias

03/12/2021 04/12/2021 11h33m

Prefeitura e Corsan iniciam obras de regularização do abastecimento de água em Santa Maria


Alex Caceres (Prefeitura)

Trabalho envolve cinco locais do Município e começou pelo Bairro Nova Santa Marta, que completa três décadas desde o começo da ocupação na próxima terça-feira (7)

Santa Maria deu um passo histórico para a promoção da dignidade social de comunidades periféricas. Na tarde desta sexta-feira (3), foi assinada a ordem de serviço das obras do Programa Água, Vida e Cidadania, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O investimento da empresa é de cerca de R$ 3 milhões. O trabalho já está em andamento e começou pelo Núcleo Central, no Bairro Nova Santa Marta, e, depois, alcançará as localidades de Monte Betel e Carazinho, também na Região Oeste, o Bairro Cerrito, na Região Leste, e Altos da Lorenzi, na Região Sul. 

As obras irão resultar na regularização do abastecimento de água potável para as residências. O acesso dos moradores, atualmente, ocorre de maneira informal. O investimento da Corsan só foi possível por conta do trabalho de regularização fundiária promovido pela Prefeitura de Santa Maria, já que o Programa Água, Vida e Cidadania é realizado em áreas onde as ocupações estão consolidadas. Ao todo, serão instaladas, aproximadamente, 700 ligações na rede de abastecimento. 

“Agradeço a boa relação que temos com a Corsan, que tem problemas, é claro. Entretanto, o importante é que nós resolvemos esse problema com seriedade e olho no olho. Levar água é cuidar dessas pessoas. É ter carinho e dar melhores condições de elas criarem seus filhos e dos seus familiares”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom na solenidade que precedeu a assinatura, na Rua Povos Romanos. 

A estimativa da Corsan é que em torno de 4 mil moradores de Santa Maria sejam beneficiados. A companhia também realizará um trabalho técnico social com agentes visitando as famílias. Além de não arcar com os custos das ligações na rede, os beneficiados terão isenção no pagamento da tarifa durante três meses e serão cadastrados na tarifa social por dois anos. 

“Estamos diante de um grande programa social da Corsan. Ele só foi possível porque a Prefeitura assumiu a ideia com a Corsan, cumprindo os requisitos legais nessas áreas”, comentou, em pronunciamento, o diretor comercial, de inovação e de relacionamento da Corsan, Jean Bordin. 

O contrato assinado prevê que as obras sejam concluídas em até 12 meses. O serviço é executado pela empresa terceirizada Wisa Smart Engenharia Disruptiva, Inovação, Gestão de Negócios e Inteligência Ambiental Ltda. 

Além de moradores da região, também estiveram na solenidade de assinatura o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Soares, o secretário adjunto de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt, o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, o engenheiro e fiscal do contrato da Corsan, Marcos Vinícius Moraes, o diretor regional da Corsan, José Epstein, a gestora da Corsan em Santa Maria, Andréia Zanini, o responsável pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em Santa Maria, Luiz Alberto Mendonça, os vereadores Danclar Rossato e Marina Callegaro, o coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Celso Carvalho, entre outras autoridades.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial