22/11/2021

Prefeitura lança pesquisa para saber o que a população quer ver na Gare de Santa Maria

Imagem: Gibran Carrazzoni / Prefeitura

Formulário online fica disponível até 15 de dezembro

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, lançou uma pesquisa online para ouvir a população sobre a Gare de Santa Maria, patrimônio histórico e cultural do Município. A Estação Ferroviária de Santa Maria, a Gare, foi reconhecida oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Bem do Patrimônio Cultural Ferroviário. O prédio da antiga estação e o largo são reconhecidos também em âmbito municipal e estadual.

O formulário online fica disponível até 15 de dezembro. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, salienta que este é o momento dos moradores do Município darem opinião e participarem do planejamento de revitalização deste importante ponto de Santa Maria.

“Precisamos ter espaços culturais e criativos que atendam as necessidades da cidade e que representem a história e a importância da Gare. Com o objetivo de ter esta comunicação com a comunidade, lançamos este questionário. Quanto mais as pessoas responderem, melhor e mais clara teremos de qual a ideia de que a população de Santa Maria enxerga para a Gare”, pontua Rose.

A Gare sofre degradação natural e depredação, necessitando de intervenção para preservar sua história e identidade e para buscar um novo uso que atenda às necessidades atuais. A Secretaria de Cultura quer consultar a comunidade santa-mariense para saber o que a população pensa da Gare, que destino seria importante dar ao prédio, considerando a finalidade sociocultural e a sustentabilidade econômica, bem como a forma de gestão para o mesmo.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Gibran Carrazzoni / Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação

Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 8h30min às 13h30min

Desenvolvimento SITI © Copyright 2022
Todos os direitos reservados.