Notícias

17/11/2021 17/11/2021 14h58m

Gol Linhas Áreas anuncia, oficialmente, novos voos entre Santa Maria e São Paulo


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Anúncio ocorreu durante cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O Município é um dos quatro contemplados com novas rotas no Rio Grande do Sul

A Gol Linhas Aéreas anunciou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (17), o início da operação de quatro novas rotas entre municípios do interior do Rio Grande do Sul e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Santa Maria é uma das cidades contempladas, ao lado de Pelotas, Uruguaiana e Santo Ângelo. O anúncio ocorreu durante cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre. 

De acordo com as informações divulgadas até o momento, as operações entre Santa Maria e Guarulhos, viabilizadas por meio de uma parceria da Gol com a Voepass Linhas Aéreas, começam em 26 de outubro de 2022. A Prefeitura, porém, vai buscar a antecipação dessa data. As vendas de passagens, conforme a Gol, vão começar no primeiro trimestre do próximo ano. Inicialmente, a aeronave utilizada será do modelo ATR, com capacidade para 68 lugares. Os horários dos voos serão divulgados posteriormente. 

A Prefeitura de Santa Maria foi representada no evento pelo prefeito Jorge Pozzobom, pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, e pelo secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk. A confirmação das novas linhas áreas é uma conquista histórica para o Município, já que as tratativas para que Santa Maria pudessem receber o investimento começaram há vários anos. Ainda em 2019, a Administração Municipal entregou para o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, estudos sobre a viabilidade de o aeroporto local ter a conexão com Guarulhos. A partir de agora, a equipe da Prefeitura dará sequência às tratativas para firmar o contrato com a Gol. 

“É um avanço muito importante para Santa Maria, que se torna cada vez mais protagonista. A nossa cidade está mais acessível ao mundo, já que o Aeroporto de Guarulhos tem conexões com os maiores aeroportos internacionais do planeta. É um ganho para o turismo e para a economia não só de Santa Maria, mas de toda a região. Estamos diante de um marco para o desenvolvimento regional”, afirma Pozzobom. 

Ticiana Fontana lembra que a busca pela ampliação das linhas aéreas para o Aeroporto Municipal começou ainda em 2017.

“Desde o início da primeira gestão do governo do prefeito Jorge Pozzobom, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem trabalhado no que acreditamos ser a espinha dorsal para o desenvolvimento da cidade e da região: melhorias no Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria, a recuperação e revitalização do Centro Histórico e a captação de novos voos para o nosso aeroporto. Acreditamos que um aeroporto é fundamental para o desenvolvimento, assim como era a ferrovia. O nosso desafio é tentar antecipar essa operação para que ela ocorra no início do segundo semestre e não um pouco mais adiante como é a previsão da companhia”, comenta a secretária. 

Durante a cerimônia, o presidente da Gol afirmou que a companhia buscará ter voos de três a quatro vezes por semana nas cidades. O objetivo da empresa, segundo ele, é cobrir as necessidades locais de lazer e de negócios. 

“É o resultado de um trabalho dedicado de uma equipe que acreditou que poderia fazer história. O Rio Grande do Sul não só é o Estado com mais voos regionais, mas é o Estado com mais voos de fora da capital para o Aeroporto de Guarulhos. Iremos permitir que, com apenas um pouso, se possa acessar o mundo. Não é obra do acaso ou da geografia. O segmento da aviação é um dos mais complexos que existem no mundo. O Estado conquistou esse marco unicamente pela dedicação do time que atuou nesse tema”, explicou, na ocasião, Paulo Kakinoff. 

No seu pronunciamento, o governador Eduardo Leite agradeceu o apoio dos deputados estaduais para aprovação das medidas que potencializaram a retomada econômica do Rio Grande do Sul. Ele também mencionou o empenho da Gol em viabilizar mais linhas áreas. 

“Muito do que torna o Estado atraente para investimentos e para um anúncio como esse tem a ver com o apoio que temos na Assembleia Legislativa para a retomada da competitividade. Quando falamos em novos voos, falamos em desenvolvimento. Nós agradecemos a confiança da empresa e a mobilização de todos”, disse o governador. 

Além das quatro rotas que se somam à malha viária gaúcha, já há outras três em operação para São Paulo, nos aeroportos de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Essa quantidade de linhas, a partir de 2022, configura o Rio Grande do Sul com a unidade de federação com maior número de voos regionais para São Paulo. 

Também participaram da cerimônia no Salão Negrinho do Pastoreio, o secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Lemos, os prefeitos Jacques Barbosa, de Santo Ângelo, Ronnie Mello, de Uruguaiana, e o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, o deputado Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial