Notícias

08/11/2021 09/11/2021 15h33m

Prefeitura promove atividade de Pet Terapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)


Cinco cães auxiliaram na iniciativa, sendo dois cachorros que foram resgatados da ONG Amiga dos Animais

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na tarde desta segunda-feira (8) uma ação de Terapia Assistida com Animais (TAA) ou Pet Terapia, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A iniciativa ocorreu com a presença de cinco cachorros, sendo dois cães resgatados e atendidos pela ONG Amiga dos Animais.

Foram duas turmas com atividades na tarde desta segunda-feira, com cerca de 40 minutos cada. Os pacientes e demais pessoas atendidas pela Apae trabalharam com exercícios de coordenação motora, cognitiva e sociabilidade. 

A médica veterinária da Central de Bem-Estar Animal, Patricia Lisiane da Silva Silveira, comenta que a ideia, a partir de agora, é fazer parcerias com ONGs que atendem animais resgatados para mostrar que este também podem ser sociais. 

“A partir deste mês, queremos lançar esta nova metodologia, de convidar uma ONG para que a gente possa mostrar para a comunidade que animais vítimas de maus-tratos e abandono podem ter seu lado social, e ajudar em atividades como estas, com crianças e pacientes. O objetivo é derrubar o estigma de que cães e gatos resgatados de maus tratos são agressivos, um pré-conceito que dificulta a adoção destes animais. E assim como é benéfico para os animais, também é positivo para os atendidos da Apae, por que auxilia no desenvolvimento das crianças, jovens e adultos”, assinalou Patricia.

Entre os benefícios da Pet Terapia estão a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca de pacientes, além da melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da autoestima das pessoas atendidas. A TAA também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial