Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria instala 24...

Notícias

01/11/2021 01/11/2021 09h56m

Prefeitura de Santa Maria instala 24 novas câmeras de segurança no CDM e no Complexo Esportivo Oreco


João Alves (Mtb: 17.922)

Equipamentos são custeados com recursos da Secretaria de Esporte e Lazer e já estão em funcionamento, com transmissão direta de imagens para o Ciosp 

A população que utiliza os ginásios esportivos do Município terá mais segurança. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, começou a instalar, há duas semanas, 18 novas câmeras de monitoramento no Centro Desportivo Municipal (CDM), no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e outras seis no Complexo Esportivo Oreco, no Bairro Tancredo Neves. Os equipamentos filmarão áreas internas e externas dos dois locais, o que é uma inovação, pois nunca houve câmeras dentro das quatro paredes dos ginásios. A maior parte delas já transmite imagens diretas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

“A nossa decisão em fazer esse investimento tem objetivos claros. Primeiro, a segurança do usuário que frequenta o CDM, o Ginásio do Oreco e os arredores. Segundo, a segurança dos funcionários da Prefeitura que trabalham nesses espaços e, com muito esforço, cuidam desses locais. Terceiro, a própria conservação do bem público. Investir em segurança e investir nas câmeras, como estamos fazendo agora, é economizar dinheiro a médio e longo prazo. Infelizmente, muitas pessoas não têm consciência de usar e zelar pelo bem público. Nós temos que pensar na maioria”, afirma o secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro. 

Até a Prefeitura decidir pelo investimento, apenas o CDM possuía monitoramento em imagem, com quatro câmeras que captavam somente a parte de fora dos ginásios. O custo para o acréscimo dos 24 novos equipamentos é de R$ 6.720 por mês, valor adicional ao contrato da Prefeitura com a empresa Vigillare. 

Outra novidade é a conexão das câmeras dos ginásios com o Ciosp, o que também é inédito. O Ciosp já recebe as imagens de mais de 930 câmeras instaladas em diversos pontos do Município.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Alves (Mtb: 17
.922) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial