Inicial > Notícias > Na 18ª Balada Segura, mais de...

Notícias

18/10/2021

Na 18ª Balada Segura, mais de 100 veículos foram abordados em ação realizada no Bairro Uglione


As barreiras foram montadas em dois pontos da Avenida Hélvio Basso neste domingo (17)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 18ª Balada Segura entre as 17h e 23h deste domingo (17). As barreiras foram instaladas em dois pontos, uma no sentido Centro-Bairro, e outra no sentido Bairro-Centro, da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. A operação resultou na abordagem de 104 veículos.

Durante a realização da Balada Segura, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para condutores e passageiros. Durante as ações, 22,12% do total dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito. De acordo com o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, do total dos condutores abordados, três motoristas não colaboraram com a operação, recusando-se a realizar o teste de etilômetro. 

Na operação, também foram abordados quatro veículos com o licenciamento vencido. Foi oferecida a opção para o pagamento dos débitos através de aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Em ações de fiscalização programadas, pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Com o pagamento, o veículo não é removido, dispensando apenas a aplicação da medida administrativa do ART. 230V. Do total, todos os condutores optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa. 

Ainda, durante a operação, quatro condutores foram flagrados conduzindo veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão ou autorização para dirigir, sendo aplicadas as penalidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e um veículo foi flagrado trafegando sem possuir registro para os devidos fins (veículo de passageiros efetuando transporte de carga remunerado) sendo aplicadas as penalidades conforme o CTB.

A 18ª Balada Segura teve a participação de oito agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da coordenadora do Programa Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Campanha Municipal de Segurança no Trânsito, fez a distribuição de panfletos e orientou os condutores para a prevenção de acidentes no trânsito.

Dados da Operação:

Veículos abordados: 104
Veículos autuados: 23
Veículos recolhidos: 1
Condutor sem CNH: 4
Total de autuações: 30
Testes de etilômetro: 84
Autuados por recusa: 3
Autuados por teste: 0
Autuados por crime: 0
Total autuados embriaguez: 3

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial