Notícias

22/09/2021 22/09/2021 16h47m

Potencial turístico da Região Central é foco em debate promovido pela Prefeitura de Santa Maria


Foto: Alex Caceres (Prefeitura)

Iniciativa integra a programação do Mês do Turismo, organizado pelo Executivo Municipal, e teve participação de representantes do setor de cidades vizinhas

Pela programação do Mês do Turismo, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo se reuniram com guias e agências de turismo na manhã desta quarta-feira (22), no Hotel Itaimbé, para debater o potencial do setor na Região Centro. No encontro, foram abordadas possíveis estratégias para a retomada do turismo neste momento da pandemia e de ações para médio e longo prazo. Representantes do setor do Município e da região estiveram presentes. 

"Quando se pensa em turismo, as pessoas associam ao lazer ou a eventos, mas o setor é muito mais, vai muito além disso. O turismo é revitalizar espaços, valorizar cidades e áreas históricas. Em Santa Maria temos o exemplo do Distrito Criativo, que ainda está na etapa de identificação do que é preciso ser feito e do que o Centro Histórico Municipal tem a oferecer. Aquela área histórica ferroviária de Santa Maria é terreno fértil para o apelo turístico da cidade e da região", destacou o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, na abertura da reunião.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, agradeceu a todos pela presença e pontuou que o setor turístico foi um dos mais afetados durante a pandemia de coronavírus. 

"Com certeza é um dos que mais sentiu e sofreu, mas estamos retomando, aos poucos. É um trabalho árduo, em que vamos ver os resultados a médio e longo prazo, mas sabemos que no pós-pandemia as pessoas vão querer viajar, mesmo que em uma nova estrutura. Pelo que podemos ver em estudos, as viagens vão ser mais curtas e para locais mais próximos de casa. E é nisto que devemos focar, para assim fortalecermos a nossa região. Temos muito potencial e, se trabalharmos unidos, vamos mostrar que a nossa corrente turística é forte", ressaltou Ticiana.

Em seguida, dois turismólogos que integram a gestão municipal foram convidados a falar: o vice-presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Eduardo Mielke, e o integrante da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Camilo. Mielke salientou a importância do trabalho conjunto e das parcerias público privadas.

“É preciso entender até que ponto vai a responsabilidade de cada um, mas também como o poder público pode ajudar o setor por meio do privado e vice-versa. Elaborem o guia empreendedor de vocês, busquem a Prefeitura, mostrem o potencial da cidade de vocês, da região. A partir do que vocês buscam, o poder público pode auxiliar, fazer outras conexões, buscar o Estado e até o governo federal para ajudar. Porque ao valorizar o turismo local é bom para o negócio de vocês e para os municípios”, reforçou o vice-presidente do Iplan.

Camilo corroborou o pensamento de Mielke sobre a necessidade de unir esforços entre os municípios da região e acrescentou que, com a pandemia, o turismo de aventura está cada vez mais forte.

“Nosso desafio é interligar o turismo da região, porque quem vem a Santa Maria, vai querer conhecer a Quarta Colônia, as termas romanas e outros pontos da região, assim como quem vem para uma cidade próxima vai querer conhecer e visitar Santa Maria. Focarmos apenas no turismo de uma cidade é receita para o fracasso. Além disso, percebemos que uma grande tendência agora é o turismo ao ar livre, seja caminha em trilhas, passeio a cavalo, de bicicleta, ou sejam eventos, a questão é que as atividades ao ar livre ganharam força e isto é algo que precisamos levar em consideração”, assinalou o turismólogo. 

Em seguida, foi aberto espaço para que os guias e representantes de agências de turismo apresentarem seus trabalhos e trocarem algumas experiências. A ideia é fazer encontros periódicos com os agentes do setor para fortalecer a parceria entre os municípios e das empresas com o poder público.

Também participaram da reunião desta quarta-feira o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michel Kesseler, e os titulares das pastas de Finanças, Michelle Antonello, e de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk.

MÊS DO TURISMO
Em 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Para aproveitar a data, e com o propósito de aflorar o sentimento de pertencimento e cuidado de moradores e visitantes de Santa Maria, a Prefeitura lançou o Mês do Turismo. Esta é a primeira edição da iniciativa, que tem parcerias com as demais pastas da gestão municipal, com empresas da cidade e com as cidades vizinhas.

PROGRAMAÇÃO
Na próxima segunda-feira (27)

– Lançamento do site e redes sociais Santa Maria + Turismo 
– Lançamento do Festival de Turismo Gastronômico: 30 empresas com prato especial em cada restaurante alusivo ao mês 

Da próxima segunda-feira (27) a 1º de outubro
– Mostra Regional de Turismo, no 1º andar do Royal Plaza Shopping

28 de setembro
– Reviva Perau – previsão de ocorrer a intervenção nos dois mirantes de Santa Maria por meio dos vencedores do edital “Arte Mural no Perau”

29 de setembro
– Assinatura do convênio com o SEBRAE para o diagnóstico turístico de Santa Maria

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial