Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria lança Fórum...

Notícias

13/09/2021

Prefeitura de Santa Maria lança Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV na Câmara de Vereadores


Colegiado reunirá diversas entidades representativas em reuniões que vão tratar sobre as políticas pública voltadas ao vírus causador da Aids

A Prefeitura de Santa Maria lançou, na manhã desta segunda-feira (13), o Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV. O colegiado foi criado, de forma oficial, por meio de portaria publicada pelo Município. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores durante reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo. O objetivo da nova organização é compilar decisões para as políticas públicas direcionadas ao assunto, com foco no cuidado integral de quem convive com o vírus. 

Fazem parte do Fórum, além das superintendências de Atenção Básica e Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) e entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Santa Maria, o Grupo de Apoio e Prevenção ao HIV, Grupo Atitude Positiva, o Coletivo Voe e a Pastoral da Aids. O Fórum permanece aberto a novos participantes que tenham interesse em contribuir com as discussões relacionadas aos programas de prevenção ao vírus e tratamento da doença causada por ele. 

“O nosso papel, como Poder Público, é tentar facilitar os processos, isto é, organizar e articular para que a comunidade seja beneficiada. Nesse Fórum, teremos várias pessoas envolvidas pensando no mesmo objetivo. É por isso que esse espaço será potente. Fico muito feliz com a criação de mais essa oportunidade de discussão”, afirma a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, que participou da atividade. 

O Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV terá reuniões ordinárias e extraordinárias, ou seja, será dividido em reuniões pré-agendadas e mensais, em grupos menores, e terá também reuniões que envolverão todos os componentes do colegiado. As reuniões poderão ser online ou presenciais. 

HISTÓRICO DE DESTAQUE

Santa Maria foi apontada pela Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids do Rio Grande do Sul como Município destaque em ações voltadas ao tema. Em junho de 2021, a equipe da Prefeitura, inclusive, apresentou, em um seminário online, as iniciativas realizadas no combate ao HIV durante a pandemia. A população de Santa Maria conta, atualmente, com a Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), que fornece os antirretrovirais para o tratamento da doença. Além disso, a pasta disponibiliza Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) — método de prevenção  para quem é exposto ao risco com mais frequência — e autotestes para HIV. 

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) Casa Treze de Maio, localizado na Rua Riachuelo, no Bairro Centro, a comunidade encontra atendimentos relacionados ao HIV, com profissionais da área das áreas médica, nutricional e da assistência social, por exemplo. Porém, ao mesmo tempo, o Município desenvolve essa política de forma descentralizada, com atendimentos especializados ocorrendo também nas unidades de saúde Alto da Boa Vista, Maringá e Bela União. 

O lançamento do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV contou com a responsável pela Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria da SMS, a enfermeira Marcia Gabriela Rodrigues de Lima, que será a primeira secretária; com a assistente social do Grupo de Apoio e Prevenção ao HIV, Andreia Silva, a coordenadora; com o Integrante do Coletivo Atitude Positiva Carlos Ávila, segundo secretário. A reunião foi dirigida pelo vereador Ricardo Blattes e também teve a participação do vereador Valdir Oliveira. O Conselho Municipal de Saúde acompanhou a reunião.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Mateus Azevedo (Câmara de Vereadores de Santa Maria)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial