Notícias

04/09/2021 04/09/2021 17h05m

Prefeitura de Santa Maria realiza a 14ª Balada Segura de 2021 e aborda 76 veículos na ação


Foto: Divulgação/Prefeitura

Ações de orientação e fiscalização no trânsito ocorreram na noite desta sexta-feira (3) e na madrugada deste sábado (4)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 14ª Balada Segura de 2021 na noite desta sexta-feira (3) e na madrugada deste sábado (4). As barreiras foram instaladas na Rua Serafim Valandro, no Bairro Centro, e na Avenida Hélvio Basso, Bairro Uglione. A operação ocorreu das 19h de sexta-feira à 1h de sábado, sendo que 76 veículos foram abordados.

Durante a operação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para os condutores e os passageiros. Além das abordagens, também foram distribuídos materiais educativos com orientações para a segurança no trânsito.

Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), 18,42% dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito. Um motorista foi flagrado dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir.

Foram feitos 43 testes de etilômetro, conhecido como bafômetro. Outros seis se recusaram a realizar o teste e foram autuados por embriaguez, pois, possivelmente, ingeriram algum tipo de bebida alcoólica.

Além disso, cinco veículos abordados na operação estavam com o licenciamento vencido. Entretanto, os motoristas optaram por pagar os débitos durante a blitz, por meio de aplicativo bancário. 

A lei estadual 55.514/2020, denominada Veículo Legal, regulamenta que em ações de fiscalização programadas, as blitze, pode ser ofertada aos motoristas a opção de regularizar os débitos durante a abordagem. Assim, com o pagamento do licenciamento, o veículo não é removido, dispensando a aplicação de medida administrativa.

A Balada Segura Educativa teve a participação de agentes da CTMU, de integrantes do Programa Vida no Trânsito, de guardas municipais e de policiais da Brigada Militar.

Dados da operação Balada Segura*
– Veículos abordados: 76
– Veículos autuados: 14
– Veículos recolhidos: 0
– Condutor sem CNH: 1
– CNHs recolhidas: 0
– Total de autuações: 17
– Testes do etilômetro: 43
– Autuados por recusa ao teste do etilômetro: 6
– Autuados por teste do etilômetro: 0
– Autuados por crime de trânsito: 0
– Total de autuados por embriaguez: 6
*Fonte: CTMU

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial