Inicial > Notícias > Prefeitura apresenta projeto do Distrito Criativo...

Notícias

19/08/2021 19/08/2021 23h31m

Prefeitura apresenta projeto do Distrito Criativo para moradores e comerciantes do Centro Histórico


Alex Caceres (Prefeitura)

Encontros desta quinta-feira (19), que ocorreram no Colégio Manoel Ribas, também tiveram a intenção de ouvir sugestões

“É o início de um grande momento”. Foi com essa frase que o empresário Adherbal Alves Ferreira, 57 anos, definiu o bate-papo da Prefeitura de Santa Maria com moradores e comerciantes da Avenida Rio Branco e da Vila Belga sobre o projeto do Distrito Criativo. Ferreira foi um dos 37 participantes que estiveram no salão nobre do Colégio Estadual Manoel Ribas, o Maneco, nesta quinta-feira (19). Ao todo, a população pôde escolher entre três horários, às 12h30min, às 18h ou às 19h, nos quais tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a proposta e fazer sugestões para a construção do plano que resultará na revitalização do Centro Histórico de Santa Maria. 

Parte da programação do Mês da Cultura, Os chamados “Workshops de reconhecimento e identificação dos desafios” tiveram a participação das integrantes do grupo de pesquisa Via Estação do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mônica Renneberg da Silva e Clarissa Stefani Teixeira, que possuem experiência na implementação de distritos criativos no Estado vizinho ao Rio Grande do Sul. Entenda mais sobre o projeto do primeiro Distrito Criativo de Santa Maria aqui

A proposta foi apresentada inicialmente para convidados, entre secretários, vereadores, representantes de entidades de classe e professores, na última terça-feira (17), no Theatro Treze de Maio, com transmissão em live pelo Facebook e Youtube do Executivo Municipal. 

“É o começo de um trabalho e nós queremos que as pessoas sejam os protagonistas desta história. Os moradores da região precisam estar juntos na busca por mais qualidade de vida. A população pode ter em nós pessoas que querem o bem dessa região”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, responsável pela condução da atividade. 

No princípio de cada reunião, o vice-prefeito apresentou do que se trata a proposta do Distrito Criativo, que pretende dar uma nova vida à Avenida Rio Branco, à Vila Belga, à Gare e, também, ao entorno desses locais. A área exata do Distrito Criativo ainda será definida ao longo da elaboração do plano de ação. A revitalização se dará, principalmente, a partir da concentração de iniciativas de economia criativa no Centro Histórico, que são todas aquelas atividades que utilizam o capital intelectual, a cultura e a criatividade para gerar valor. Conforme exemplificou Decimo, a economia criativa pode envolver a publicidade, a arquitetura, o empreendedorismo, as artes cênicas, o audiovisual, a gastronomia, jogos, e um imenso leque de outras atividades. 

RECEPTIVIDADE DA POPULAÇÃO

Proprietário de um estabelecimento comercial na Avenida Rio Branco, Adherbal Alves Ferreira, a oportunidade serviu para a população falar sobre o que espera do local onde mora para o futuro. Todos os participantes anotaram as demandas e sugestões em um papel e depositaram dentro de uma urna. Posteriormente, os apontamentos serão utilizados para a formalização de um documento que reunirá todas as contribuições da comunidade que participou dos workshops.
 
“A Avenida Rio Branco é um marco histórico de Santa Maria. A revitalização, para nós, é algo primordial. O que tivemos aqui, hoje, é o início de um grande momento”, elogiou o empresário. 

A presidente da Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga, Myrna Flores, 60 anos, também compareceu ao workshop. Para ela, o encontro foi muito importante para que fosse possível diagnosticar o que precisa ser trabalhado no futuro.

“Foi muito válido esse primeiro contato com a população. Agora, vamos divulgar mais o Distrito Criativo para que um número maior de pessoas possa comparecer às atividades”, avaliou Myrna.
 
As sugestões da população abordaram temas como iluminação pública, segurança, arquitetura dos prédios, possíveis formatos de atrações artísticas e recreativas e vendas ambulantes. 
Quem esteve na reunião foi convidado a ser um “embaixador do Distrito Criativo” para divulgar o projeto para mais pessoas.

A Prefeitura vai distribuir urnas para os comércios situados no Centro Histórico para que clientes e moradores também possam contribuir para o plano de ação, em um processo que ainda contará com outros workshops com a participação da comunidade.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) e Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial