Notícias

16/08/2021 16/08/2021 11h08m

Prefeitura apresenta o Distrito Criativo nesta terça-feira (17), para resgate do Centro Histórico


Foto: João Alves (Mtb: 17.922) / Arquivo

Live será transmitida pelo Facebook do Executivo Municipal e integra a programação do Mês da Cultura

O desejo da gestão Jorge Pozzobom e Rodrigo Decimo de revitalizar o Centro Histórico de Santa Maria avança mais um passo nesta terça-feira (17) com a apresentação do projeto Distrito Criativo. A data escolhida não é acaso, pois em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico. A iniciativa se dará por meio de uma transmissão ao vivo, às 19h, pelo Facebook da Prefeitura e integra a programação do Mês da Cultura. A live “Patrimônio Histórico e Cultural: Um Centro Criativo em Santa Maria” será transmitida diretamente do palco do Theatro Treze de Maio.

O Distrito Criativo planeja para a área central de Santa Maria um espaço revitalizado, que será de extrema relevância para contribuir com o atrativo que incentive a inovação na área histórica da cidade. Com isto, o Município anseia em criar um espaço maker, que desenvolva o espírito colaborativo, incentivando a criatividade, estimulando o raciocínio crítico e aprimorando habilidades.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que a ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Santa Maria – CRIA SANTA MARIA. Para ela, este programa engloba diretrizes e ações para estimular, incentivar e fortalecer a expressiva e histórica vocação de Santa Maria como polo regional e estadual da Economia Criativa e seu potencial para o desenvolvimento socioeconômico.

“A cidade feita para as pessoas. Esta é a ideia de pensar um Distrito Criativo. E nada melhor do que pensar esta construção de forma coletiva, fazendo as conexões necessárias, abrindo as portas para a inovação e a cultura para uma cidade mais humana e criativa. O evento do dia 17, não por acaso, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, dá continuidade a um trabalho de construção coletiva e colaborativa, que respeita a nossa história e quem faz parte dela”, reforça Rose.

A apresentação do Distrito criativo tem organização do Gabinete do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto de Planejamento (Iplan) e de convidados.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922) / Arquivo
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial