Inicial > Notícias > Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 começa a...

Notícias

09/08/2021 09/08/2021 16h09m

Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 começa a receber agendamentos pelas unidades de saúde


Alex Dutra Caceres (Prefeitura)

Espaço funciona na Policlínica do Rosário e é dedicado a atendimentos de fisioterapia voltados à recuperação de pacientes que tiveram Covid-19

Fruto de investimento da Universidade Francisca (UFN), em parceria com a Prefeitura de Santa Maria, o Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 começou a funcionar nesta segunda-feira (9). Os agendamentos, que são realizados exclusivamente através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs), já podem feitos. Os atendimentos têm previsão de iniciar a partir desta terça-feira (10), de acordo com a demanda de encaminhamentos.
 
“Em um momento como esse pelo qual passamos, é difícil pensar em investimentos sem ter parcerias. É um espaço que tem tudo para dar certo. Somos muito gratos ao comprometimento que a UFN teve para que esse projeto se tornasse realidade”, afirmou o secretário de Saúde, Guilherme Ribas. 

Além de Ribas, participaram do início das atividades a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, a superintendente de Atenção Especializada, Juliana Pruni, a diretora da Casa de Saúde, irmã Liliane Pereira, a reitora da UFN, irmã Irani Rupolo, a pró-reitora de Administração e Finanças da UFN, irmã Inacir Pederiva, o diretor de Patrimônio da UFN, Carlos Robalo, a coordenadora do curso de Fisioterapia da UFN, Lilian Oliveira de Oliveira, e os professores João Rafael Machado, Douglas Rossato e Jaqueline de Fátima Biazus, também do curso de Fisioterapia da UFN. 

As autoridades presentes, assim como integrantes da imprensa local, foram convidados a conhecer a estrutura do Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19, que conta com três salas de atendimento, uma sala de triagem e equipamentos para recuperações cardiorrespiratórios, muscoesqueléticas e neurofuncionais. A previsão é que, inicialmente, o Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 tenha capacidade para até 26 atendimentos por semana. 

Na sua fala, a reitora da UFN elogiou a “acessibilidade, a credibilidade e a sintonia com a universidade” que o secretário Guilherme Ribas demonstrou ao longo da implementação do projeto e demais.

“Desde o início da pandemia, era falado que as crises demandam novas criações. Essa conquista está sendo implementada de forma conjunta, em um processo de educação construído com o Poder Público. Para mim, educação e saúde só podem evoluir se estiverem juntas”, disse a irmã Irani Rupolo. 

Funcionamento 

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 funciona na Policlínica do Rosário, na Rua Serafim Valandro. Os pacientes que utilizarão o serviço serão encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS) pelas UBSs ou ESFs.  Ou seja, os agendamentos não serão realizados diretamente no Núcleo, sendo regulados pela Secretaria Municipal de Saúde. Com agendamento prévio, o Núcleo vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. A partir de setembro, a previsão é que o local atenda também durante duas tardes, entre 13h30min e 16h. 

Neste primeiro momento, os serviços — dedicados à reabilitação —, serão realizados por três professores e sete acadêmicos do 9º e do 10º semestres do curso de Fisioterapia da UFN, além de servidores do Município que já trabalham na Policlínica, na recepção e no agendamento. Entre as disfunções oriundas da infecção por Covid-19 que serão tratadas no Núcleo estão comprometimentos cardiorrespiratórios, musculoesqueléticos e neurofuncionais, entre outros, que se enquadram em especialidades fisioterapêuticas.

Serviços da Policlínica do Rosário

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 é mais um dos serviços que se soma à estrutura da Policlínica do Rosário. O local continuará concentrando os atendimentos de psicologia, psiquiatria, urologia, dermatologia, fonoaudiologia, além do setor de dispensação de fraldas, o Ambulatório Transcender e os agendamentos de fisioterapia. Estão em novo endereço os serviços relacionados à saúde da mulher, violência contra a mulher, ultrassonografia e nutrição. Agora, eles funcionam no prédio onde ficava a antiga sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Doutor Pantaleão, 165, Bairro Centro. Veja mais informações sobre essa mudança aqui.  Já o serviço de eletrocardiograma passou a ser realizado na Policlínica José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Alex Dutra Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial