Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria irá rever...

Notícias

13/07/2021

Prefeitura de Santa Maria irá rever datas de aplicação das segundas doses contra a Covid-19


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

População vacinada com uma dose deve ficar atenta aos veículos oficiais de comunicação sobre o novo calendário

Em decorrência da suspeita de dois casos da variante delta (com origem na Índia) no Estado e a quantidade de doses de vacinas Astrazeneca reservadas no Estado para a segunda dose, a Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) definiram a antecipação de 12 para 10 semanas o intervalo entre as doses da vacina contra a Covid-19 dos fabricantes Astrazeneca e Pfizer. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (12).

Em função disso, a Prefeitura de Santa Maria está reavaliando o calendário para a aplicação da segunda dose, que será válido a partir do próximo dia 19. Até o fim desta semana, serão divulgadas as novas datas para aquelas pessoas que terão de completar o ciclo vacinal. Por isso, esse público deve ficar atento aos veículos oficiais de comunicação a fim de receber as informações corretamente.

O objetivo é garantir melhor resposta imune para essa nova variante, uma vez que apenas uma dose é pouco efetiva. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), levando em consideração que o Estado tem 687.105 doses da Astrazeneca para serem distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e aos municípios nos próximos dias. Quanto a Pfizer, o adiantamento da aplicação não trará impacto neste momento, uma vez que não há remessas com prazo para dose 2 até o início de agosto.

Todas as remessas daqui para frente que o Estado receber dessas duas fabricantes utilizarão o intervalo de 10 semanas. De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, este intervalo diminui individualmente a proteção contra a doença, mas é efetiva para interromper uma possível circulação da variante delta. As próximas remessas que chegarem ao Estado deverão ficar reservadas para garantir o tempo de aplicação da segunda dose dentro do prazo.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial