Inicial > Notícias > “Saímos muito satisfeitos com o que...

Notícias

08/07/2021 08/07/2021 19h37m

“Saímos muito satisfeitos com o que vimos”, avalia o comandante do Exército ao visitar Santa Maria


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Acompanhado de uma comitiva do Alto Comando do Exército, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira esteve em Santa Maria nesta quinta-feira (8) e conheceu as características que habilitam o Município a ser uma potencial sede da nova Escola de Sargentos (ESA)

O comandante do Exército Brasileiro (EB), o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pisou, pela primeira vez, em solo santa-mariense. Após desembarcar no Município na noite de quarta-feira (7), ele foi até o Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), no Bairro Boi Morto, na Região Oeste, nesta quinta-feira (8), acompanhado de uma comitiva do Alto Comando do Exército e do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. A comitiva militar contou também com nomes como o do comandante militar do Sul, o general Valério Stumpf Trindade, e do gerente do projeto da nova Escola de Sargentos (ESA), o general Joarez Alves Pereira Junior.

Entre os objetivos da visita de Paulo Sérgio ao Rio Grande do Sul, onde ele chegou no início da semana, está avaliar a capacidade de Santa Maria para ser escolhida como sede da futura e remodelada ESA. O Coração do Rio Grande é uma das três cidades brasileiras na disputa, ao lado de Ponta Grossa, no Paraná, e Recife, em Pernambuco.

Programação

Durante a tarde, no Cism, a comitiva acompanhou a demonstração de tiros e de unidades blindadas. A demonstração, realizada pelo efetivo da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), contou com a participação de 800 militares e 108 viaturas. 

“É a nossa tradicional e renomada 3ª DE, uma potência. É uma satisfação ver o nível de preparo das tropas. Fui surpreendido. Não esperava assistir a uma demonstração de tamanho profissionalismo do nosso Comando Militar do Sul”, elogiou o general Paulo Sérgio. 

Para o prefeito Pozzobom, a apresentação de forças da 3ª DE, assim como a visita às unidades do Exército Brasileiro em Santa Maria, serviram para reforçar que o Município está pronto para receber a nova Escola de Sargentos. 

“Tivemos uma amostragem clara de que o Exército também vai ganhar com Santa Maria. Temos certeza de que Santa Maria está pronta para receber a família militar e cuidar dela com muito amor”, afirmou o prefeito. 

Avaliação

“Saímos muito satisfeitos com o que vimos”. Foi assim que o general Paulo Sérgio avaliou a primeira passagem dele por Santa Maria. Depois de assistir à demonstração no Cism, a comitiva visitou a área na qual poderá ser erguida a estrutura da Escola de Sargentos, também na região do Bairro Boi Morto. Próximo a esse ponto, foi realizada outra demonstração com viaturas da 3ª DE, desta vez, da transposição de um curso d’água. 

Por fim, o comandante do Exército concedeu entrevista coletiva à imprensa. Na oportunidade, ele ressaltou características que qualificam Santa Maria como uma das fortes candidatas para ser presenteada com a nova ESA. 

“A cidade é muito bem localizada, com uma parte educacional muito boa. Tem a vantagem de ter várias unidades militares, unidades de blindados, que são importantes para a formação dos nossos sargentos. A Prefeitura e o Estado mostraram ter todas as condições de apoio necessárias para a instalação da Escola de Sargentos. Santa Maria está muito bem e poderá ser a futura sede. Entretanto, tudo será feito com muita racionalidade” comentou o general. 

Nesta semana, Jorge Pozzobom se manteve próximo ao comandante do Exército e, inclusive, encontrou-se com Paulo Sérgio e o governador Eduardo Leite na última terça-feira (6), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para tratar do assunto. Agora, na visão do prefeito, a vinda em Santa Maria reforçou de forma positiva a imagem da histórica “Capital dos Blindados” junto ao Exército Brasileiro. 

“Hoje, o general Paulo Sérgio pôde conferir, visualmente, o poderio de Santa Maria. Sem soberba, respeitando sempre os outros municípios que estão na disputa pela Escola de Sargentos, mas nenhuma cidade se mobilizou como nós”, ressaltou Pozzobom. 

O investimento 

A Escola de Sargentos, conhecida principalmente pela sigla ESA, é responsável pela formação de sargentos de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército, e seleciona, por concurso público, jovens de todo o Brasil. Atualmente, a ESA funciona descentralizada, com unidades em várias cidades brasileiras, incluindo a mineira Três Corações. A ideia do Exército é unificá-la em um município apenas, com estrutura totalmente moderna. 

O investimento da Escola de Sargentos, de acordo com informações obtidas pela Administração Municipal, vai girar em torno de R$ 1,2 bilhão em construções, além de agregar um público consumidor de cerca de 6 mil pessoas, entre 1,5 mil funcionários, 2,2 mil alunos e seus familiares. Estima-se também que, com a ESA, a economia local teria mais de R$ 300 milhões injetados por ano em salários e investimentos da instituição.

A decisão de qual será a cidade escolhida para ser a sede da nova Escola de Sargentos deve ocorrer a partir de agosto.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial