Notícias

03/07/2021 04/07/2021 14h34m

Entre sexta e sábado, Fiscalização Integrada Municipal atende denúncias e dispersa aglomerações


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Força-tarefa que atua no combate à proliferação da Covid-19 deu sequência ao trabalho de fiscalizar o cumprimento das normas em estabelecimentos e vias públicas

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, seguiu as ações de fiscalização na noite desta sexta-feira (2) e na madrugada deste sábado (3) a fim de garantir o cumprimento das normas vigentes durante a pandemia de coronavírus. Os agentes fizeram cerca de 20 vistorias, entre rondas e denúncias, e flagraram aglomeração de grupos de três a 20 pessoas sem uso de máscara de proteção facial e que consumiam bebida alcoólica em vias públicas. 

Um dos focos de aglomeração ocorreu na Avenida Medianeira, na esquina com a Rua Floriano Peixoto. Cerca de 20 pessoas consumiam bebida alcoólica e estavam sem máscara. A equipe de fiscalização passou orientações em relação aos decretos vigentes e, em seguida, o grupo se dispersou.

Em denúncia recebida pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), agentes da força-tarefa foram até uma distribuidora de bebidas no Bairro Patronato. Ao chegar ao local, foi constatada aglomeração com cerca de 10 pessoas, que consumiam bebida alcoólica e também não usavam máscara de proteção facial, além de quatro veículos estacionados junto ao local. Contudo, ao perceber a chegada da fiscalização, o grupo se dispersou. A distribuidora de bebidas estava fechada.

Houve outro registro de aglomeração, com 6 pessoas, na Praça do Mallet, e de três pessoas, na Praça dos Bombeiros. Em ambos os casos, as pessoas se dispersaram ao perceber a chegada da força-tarefa.

Os agentes também fizeram rondas nos locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, para garantir a segurança de quem chegou de madrugada na fila. A fiscalização passou orientações sobre os cuidados referentes ao momento de pandemia.

Parte da equipe de fiscalização fez vigia permanente nas ruas Silva Jardim e do Rosário com o propósito de coibir aglomerações na região. Como o local registrava esse tipo de atividade com frequência, a força-tarefa mantém agentes fixos no perímetro, durante todas as noites, para reforçar a fiscalização. Na noite de sexta-feira e na madrugada deste sábado, não houve registro de aglomeração naquela região da cidade. 

A força-tarefa é composta pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana (Seru) e pela Vigilância em Saúde com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC). As equipes vão seguir o trabalho de fiscalização ao longo deste sábado (3) e deste domingo (4). 

Contudo, a Prefeitura pede a colaboração de todos neste momento delicado da pandemia. Caso algum cidadão testemunhe ações que não estejam de acordo com as normativas, é possível denunciar.

As denúncias podem ser feitas pelo número 153, ou por whatsapp pelos números (55) 99271-8122, (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial