Inicial > Notícias > Santa Maria é destaque em seminário...

Notícias

10/06/2021 10/06/2021 12h07m

Santa Maria é destaque em seminário estadual sobre políticas de tratamento do HIV/Aids


João Alves (Mtb: 17.922) / Arquivo

Ações desenvolvidas pelo Município foram apresentadas durante evento, que ocorreu de forma online

Durante o Seminário Zero Discriminação e HIV/Aids: vulnerabilidades, cuidado e os serviços na pandemia de Covid-19, organizado pela Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids do Rio Grande do Sul, a equipe da Política HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Santa Maria, apresentou como foram elaboradas e executadas suas ações durante os últimos meses. No evento, que foi realizado de forma online na quarta-feira (9), as iniciativas do Município voltadas para essas doenças foram consideradas destaque no Estado. O seminário contou com a participação de representantes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS Brasil).

Dentre os projetos de Santa Maria que foram apresentados, estão a inauguração da Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) Municipal junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) Casa Treze de Maio; a disponibilização da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) — método de prevenção — e autoteste de HIV pela Secretaria Municipal de Saúde; a construção de páginas nas redes sociais para difundir conteúdos atuais da temática; o incentivo à Atenção Primária à Saúde para testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites; entre outros. Também foram lembradas as ações de cuidado com a população (masculina e feminina) privada de liberdade que está no Presídio Regional de Santa Maria e na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

Além disso, o reconhecimento de Santa Maria veio através do acompanhamento desenvolvido junto aos trabalhadores do sexo e da população em situação de rua, bem como da humanização do acesso à Atenção Primária à Saúde de cidadãos comumente estigmatizados, a exemplo do público LGBTI+, dependentes químicos e pacientes diagnosticados com HIV. Outro processo mencionado é a criação do Fórum Municipal de Luta Contra a Aids, que está em andamento.

“Durante a pandemia, o Município não parou. Pelo contrário, potencializamos as ações. São serviços que vão ficar à disposição da nossa população”, afirma a responsável pela Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, a enfermeira Marcia Gabriela Rodrigues de Lima. 

Para mais informações sobre a Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, entre em contato pelo e-mail politicahiv.sm@gmail.com ou Instagram @politicahiv_casa13sm.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922) / Arquivo
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial