Notícias
24/03/2021 24/03/2021 15h04m
Em um ano, Centro de Referência da Covid-19 realizou 50 mil atendimentos e 19 mil testes RT-PCR

Estrutura no Bairro Nossa Senhora de Lourdes começou a funcionar em 24 de março de 2020
Há exatamente um ano, a Prefeitura de Santa Maria reforçava a estrutura de combate à pandemia ao reunir uma equipe multiprofissional de servidores e acadêmicos no Centro de Referência Municipal da Covid-19, na Rua Conrado Hoffmann, 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. O local foi inaugurado em 24 de março de 2020, três dias após o Município registrar oficialmente o primeiro caso de infecção por coronavírus. Nesse período, além de oferecer diversos outros serviços relacionados à doença, o Centro foi responsável pela realização de mais de 19 mil testes RT-PCR e, aproximadamente, 6,7 mil testes rápidos.
Até agora, foram 50 mil atendimentos, que não se limitaram apenas à testagem. Em um ano, o Centro de Referência se transformou em uma ferramenta efetiva para o diagnóstico e prevenção da Covid-19. No local, são monitorados casos positivos, eventuais surtos e óbitos ligados ao coronavírus. Além disso, profissionais são capacitados para as coletas de exames, e, também, são feitos os controles de internações e altas hospitalares de pacientes infectados. Os servidores que lá atuam também fazem, em parceria com a Vigilância Sanitária e o setor de Saúde do Trabalhador, vistorias em estabelecimentos e comércio em geral.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, o projeto foi implementado para ser um dos “braços” da pasta, com atuação voltada exclusivamente para o coronavírus. Com o aumento da demanda de atendimentos sobre a doença, o funcionamento também foi expandido e, atualmente, perpassa os três turnos.
“Começamos com um formato de acompanhamento e coletas domiciliares. Agora, devido ao avanço da pandemia, ampliamos o trabalho. Temos conseguido acompanhar a evolução dos casos, a curva epidemiológica, os serviços de urgência e emergência, por exemplo. O Centro de Referência é fundamental para conseguirmos fazer o diagnóstico precoce do paciente e tomar as decisões de gestão”, explica Ribas.
O responsável técnico do Centro de Referência, Marcos Lobato, afirma que, a partir do local, Santa Maria conseguiu dar um salto decisivo no controle epidemiológico no Município.
“A ideia inicial era ter um local para fazer a investigação de casos, orientações de pessoas e organização dos exames, principalmente para a população da região central de Santa Maria. Porém, em maio do ano passado, os serviços foram diversificados e, hoje, a importância do Centro é refletida em toda a cidade”, comenta Lobato.
Como ter acesso
O Centro de Referência da Covid-19 segue em operação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nesses horários, os cidadãos podem fazer testes RT-PCR via Sistema Único de Saúde (SUS), mediante agendamento, desde que estejam no terceiro dia de sintomas. Para ter acesso a esses e demais serviços oferecidos, a comunidade pode se dirigir presencialmente ao local ou entrar em contato pelo telefone (55) 3220-0390, WhatsApp (55) 99128-9893 ou email notificasm@gmail.com.
Texto: Rafael Favero
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e João Vilnei (Mtb: 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria