Inicial > Notícias > Prefeitura entrega documentos de projetos estruturais...

Notícias

23/03/2021 23/03/2021 18h53m

Prefeitura entrega documentos de projetos estruturais para reforçar a instalação da ESA na cidade


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Prefeito Jorge Pozzobom participou de encontro com governador Eduardo Leite e general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior na tarde desta terça-feira (23), no Palácio Piratini 

Em sequência ao trabalho para que Santa Maria seja escolhida como sede da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA), do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Santa Maria entregou documentos de oito projetos ao coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA, general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior. A entrega foi feita pelo prefeito Jorge Pozzobom, na tarde desta terça-feira (23), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, em reunião que também contou com a presença do governador Eduardo Leite e do comandante militar do Sul no Exército, general Valério Stumpf Trindade. Os documentos representam projetos que a Prefeitura de Santa Maria desempenha para concluir os padrões estruturais para a instalação da nova ESA no Município.

O empreendimento militar pode significar R$ 1,2 bilhão em investimentos para a cidade que será escolhida para sediar a ESA. Em Santa Maria, o local apontado para construção da escola é o Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), localizado no Bairro Boi Morto, na Região Oeste, conhecido como polo militar do Município. O Cism passa por vistorias do Exército desde 2020. Santa Maria está entre as três cidades que seguem na disputa para receber a nova sede, assim como Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). 

Além de entregar a documentação ao general Joarez, o prefeito Pozzobom reforçou os motivos pelos quais Santa Maria é a melhor escolha para a nova ESA.

"Queremos cuidar da família militar. Nosso foco não é só levar a escola para a cidade, queremos ir além, queremos ser lar para os jovens que forem estudar em Santa Maria e para os seus familiares. Estamos trabalhando para deixar tudo pronto para recebermos a ESA em nossa cidade com compromisso ao Exército e a todos que se instalarem em nossa Santa Maria", destacou o prefeito de Santa Maria.

O governador Eduardo Leite também ressaltou os pontos positivos do Rio Grande do Sul e de Santa Maria para ser a cidade escolhida. 

"Toda a preparação que Santa Maria se empenha em ter para receber a ESA nenhuma outra cidade terá. O Estado do Rio Grande do Sul, assim como Santa Maria, tem cultura militar importante. Além disso, a região em que esta cidade gaúcha se encontra tem forte atração turística. Temos o empenho para que as pessoas que venham estudar na ESA tenham satisfação em viver no Estado. Não mediremos esforços para que a escola seja instalada em Santa Maria e para que tenha todo o suporte necessário ao acolhimento das famílias", salientou Leite.

Após ouvir os depoimentos do prefeito e do governador, o comandante militar do Sul, general Stumpf, salientou que o Exército trabalha para definir a cidade que sediará a ESA ainda no primeiro semestre de 2021. Ele comentou que militares devem fazer outras visitas às cidades candidatas antes do anúncio final.

"Sabemos que Santa Maria está muito bem posicionada e sabemos que tem a estrutura para receber a ESA. Estamos avaliando todos os fatores. Temos reunião do Alto Comando em maio, e acredito que será nesta (reunião) em que teremos a decisão", revelou o general Stumpf.

O coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA, general Joarez Alves Pereira Junior, recebeu os documentos das mãos do prefeito Pozzobom em uma maleta e agradeceu ao emprenho dos governos estadual e municipal para a viabilidade da instalação da escola em Santa Maria. Ele pontuou que o Núcleo está na fase de definição estratégica desse projeto, que é de extrema relevância ao Exército Brasileiro.

"Meu papel é levantar qual o melhor lugar para receber esta escola. Parece simples, mas, analisar locais de todo o Brasil para, então, chegar a três possíveis cidades não foi tarefa fácil. Neste caminho, três fatores são essenciais: estrutura da cidade; aspecto militar para dar suporte à escola; e bloco de parcerias e contrapartidas. É minucioso porque este é um projeto permanente, não um teste. Não podemos levar a escola para outro lugar caso não dê certo", explicou o general Joarez.

A reunião foi transmitida online para um grupo seleto de pessoas. Virtualmente, participaram do encontro o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; o diretor de expansão da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Julio Eloi Hofer; e o deputado estadual Beto Fantinel.

Nesta quarta-feira (24), a comitiva do Exército estará em Santa Maria para outra vistoria no Cism e reuniões sobre a nova ESA. Entre as atividades no Município, o general Joarez concederá, junto ao prefeito Pozzobom, uma entrevista coletiva para a imprensa.

Os documentos entregues pelo prefeito Jorge Pozzobom:
- Projeto da Corsan da nova rede de água e esgoto
- Projeto da RGE de ampliação da capacidade elétrica
- Projeto de conclusão da Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheitter
- Projeto da nova ponte de acesso ao Colégio Militar
- Projeto de ligação da Rua Irmã Dulce com a Avenida do Exército
- Projeto de ampliação do Aeroporto Municipal de Santa Maria
- Projeto de isenção de ISS e alteração no Plano Diretor para edificações na nova Vila Militar
- Projeto do novo Campo de Instrução em Itaara

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial