Inicial > Notícias > Exposição virtual do Museu Treze de...

Notícias

16/03/2021 18/03/2021 08h55m

Exposição virtual do Museu Treze de Maio marca o Dia Internacional em Combate à Discriminação Racial


Exposição virtual do Museu Treze de Maio marca o Dia Internacional em Combate à Discriminação Racial

Trabalhos do artista plástico Zé Darci retratam fatos históricos e resgatam contos herdados do meio quilombola

No próximo domingo (21) será celebrado o Dia Internacional em Combate à Discriminação Racial e, para marcar a data, o Museu Treze de Maio vai lançar a exposição virtual “Memória e identidade: uma visão africanista”. O lançamento será nas redes sociais do Museu, às 10h30min. As obras são do artista plástico Zé Darci, natural da cidade de Arroio Grande. 

O artista tem uma longa trajetória cultural e já participou de diversas exposições no Brasil e no Exterior (em países como Alemanha, República Tcheca e Chile, entre outros). Uma seleção de pinturas em tela compõe a exposição em Santa Maria, no Museu Treze de Maio, que mostra personagens e fatos que marcam a temática. As obras podem ser classificadas na linha “Naif” com toques expressionistas. As pinturas de Zé Darci apresentam fatos históricos e resgatam contos herdados do meio quilombola.

Devido à pandemia de coronavírus, a exposição será lançada de forma virtual, no Facebook e Instagram do Museu Treze de Maio. Data importante para toda a comunidade, principalmente para o movimento negro, a exposição tem o objetivo de ser um meio de destacar a voz dos esquecidos e exaltar as virtudes de uma expressiva camada social do país. A iniciativa, que busca ratificar o compromisso histórico de combate ao racismo por meio da cultura, tem promoção do Museu Treze de Maio, junto à Rede Estadual de Pontos de Cultura, com apoio dos jornais Diário de Santa Maria, Balaiada e da Prefeitura de Santa Maria.

SERVIÇO
Exposição: "Memória e Identidade: uma visão africanista"
Artista: Zé Darci
Período: a partir deste domingo, 21 de março
Horário: lançamento às 10h30min
Como conferir: pelo Facebook e Instagram do Museu Treze de Maio

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagens: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial