Notícias

12/03/2021 12/03/2021 17h56m

Para a renegociação de dívidas, Procon Santa Maria realizará mutirão online


Ação visa dar condições para que consumidores possam reequilibrar as contas e evitar a inscrição em cadastros de proteção ao crédito

Para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, no próximo dia 15 de março, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Santa Maria), em conjunto com a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), realizará o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”. A ação ocorrerá do dia 15 a 31 de março, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

O mutirão tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Diante da situação difícil enfrentada com a pandemia de Covid-19, esta ação busca viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, à periodicidade dos pagamentos, à redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

De acordo com a coordenadora do Procon Santa Maria, Márcia da Rocha, para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma para receber um login e senha. No próximo passo, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira terão prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

O Procon Santa Maria orienta que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil. Além disso, no momento do preenchimento do registro, o consumidor deverá ter atenção para informar corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte de bancos e instituições financeiras participantes. Assim, terminado o prazo de 15 dias para a resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

O QUÊ: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
QUANDO: 15 a 31 de março
COMO: pelos sites www.consumidor.gov.br e www.santamaria.rs.gov.br/procon
PÚBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
CONTATO: Procon Santa Maria, pelos telefones (55) 3217-1286 e (55) 3217-1286 e pelo WhatsApp (55) 99178-3621

Texto: Bibiana Fantinel (Mtb 18.258)
Fotos: Reprodução
Superintendência de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial