Inicial > Notícias > Fiscalização Municipal Integrada realiza 40 vistorias...

Notícias

22/02/2021

Fiscalização Municipal Integrada realiza 40 vistorias durante o final de semana em Santa Maria


Para garantir o cumprimento dos decretos, também houve ações educativas da Patrulha da Máscara em vias e praças 

Diante do momento crítico que vive Santa Maria, com o aumento de casos de Covid-19 e a lotação em leitos hospitalares destinados para tratamento da doença, a Fiscalização Municipal Integrada, que foi intensificada, reafirma que será ainda mais rigorosa para conter, principalmente, festas clandestinas e outros tipos de aglomeração. De 19 a 21 de fevereiro, os servidores realizaram 40 vistorias. Nesse período, foram emitidas duas notificações por desconformidade com os Decretos Executivos. Nesse período, o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) recebeu 271 denúncias de casos por aglomeração de pessoas e 411 denúncias de outros tipos.

As equipes da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada foram reforçadas para garantir que as medidas de segurança sanitária e de distanciamento social sejam cumpridas. No domingo (21), o Balneário Ouro Verde foi notificado por realizar evento que vai contra as normas de distanciamento controlado. No momento da fiscalização, uma banda gauchesca se apresentava no local.

O sábado também foi de fiscalização e notificações por descumprimento das medidas de segurança sanitária. Na Avenida Osvaldo Cruz, no Bairro Dores, uma festa clandestina estava sendo realizada em uma residência. No local, havia mais de 70 pessoas. Já no Distrito do Passo do Verde, houve aglomeração em uma chácara com som automotivo e participação de aproximadamente 30 pessoas. Na Avenida do Exército, no Bairro Boi Morto, também foi flagrada uma festa clandestina em uma residência abandonada. Cerca de 50 pessoas participavam e, no ato da fiscalização, muitos fugiram pelos fundos do local. 

Ainda no sábado, a fiscalização dispersou aglomerações em praça no Bairro Medianeira, na Avenida Borges de Medeiros e na Rua do Rosário. Também, cinco pessoas foram notificadas por consumo de bebidas alcoólicas em via pública e 14 por infrações de trânsito, além de terem sido feitas três remoções de veículos.

Patrulha da Máscara

Para garantir a segurança da população, também houve ações educativas da Patrulha da Máscara em vias e praças. Os servidores da Prefeitura estiveram nos espaços públicos da cidade, entre a manhã de sábado (20) e a tarde de domingo (21), para orientar o público quanto às medidas sanitárias e de distanciamento social em vigor. Em alguns locais, além da orientação para os cuidados de higiene, foram distribuídas máscaras para pessoas que não faziam uso do item. 

As ações ocorreram no Calçadão Salvador Isaia, na Praça Saldanha Marinho, no Parque Itaimbé e na Praça do Maneco, no Bairro Centro, e na Avenida Roraima e em praças do Bairro Camobi. As equipes também orientaram os frequentadores das praças do Oreco e do Mallet. Além desses locais, houve ronda na Praça Dom Antônio Reis, no Jóquei Club e em praças dos bairros Nova Santa Marta e Tancredo Neves.

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

Ações da Fiscalização Municipal Integrada
Entre 19 e 21 de fevereiro

• Denúncias recebidas – 411
• Denúncias de casos de aglomeração de pessoas recebidas – 271
• Vistorias realizadas – 40
• Notificações emitidas – 2

Alvos das vistorias
• Bar – 2
• Comércio em geral – 5
• Distribuidoras de bebidas – 1
• Lanches rápido – 3
• Outros – 16
• Padaria – 2
• Restaurante – 4
• Supermercado – 7

Notificações emitidas
• Lanches rápidos – 1 (aberto ao público fora do horário permitido)
• Outros – 1 (consumo de bebida em via pública)

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial