Notícias

22/02/2021 22/02/2021 15h53m

Prefeitura se reúne com órgãos de segurança para discutir a intensificação do combate à pandemia


Ariéli Ziegler

Autoridades acreditam que os próximos dias serão decisivos para conter o avanço de casos de Covid-19 no Município

Em um movimento liderado pela Prefeitura de Santa Maria, representantes dos órgãos de segurança pública reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (22), para discutir a intensificação do combate à Covid-19 em Santa Maria. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e durou pouco mais de duas horas. 

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, que participou da reunião, os próximos dias serão decisivos para que o avanço da doença seja contido na cidade. Por isso, segundo ele, a união de forças entre os diversos setores da sociedade é essencial. O encontro serviu para ajustar estratégias na busca pelo cumprimento do Decreto Executivo n° 21, de autoria do Município, que começou a valer neste domingo (21).  

“Montamos uma força-tarefa para otimizar ainda mais as ações conjuntas de controle do coronavírus neste que é o pior momento da pandemia. Seremos muito rigorosos na fiscalização”, afirmou o prefeito. 

Além de Pozzobom, participaram da reunião o tenente-coronel Cleberson Bastianello, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), o capitão Luís Sandro Martins, também do 1º RPMon, os delegados Eduardo Machado e Marcelo Arigony, da Polícia Civil, a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski, o assessor operacional da Guarda Municipal, Natalin Alves, o superintendente de Fiscalização da Prefeitura, Márcio Abbade, o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, o assessor operacional do Ciosp, Edson Weise, e o assessor superior do prefeito, Guilherme Cortez. 

Consenso 

As autoridades presentes chegaram ao consenso de que o momento é grave. Conforme o tenente-coronel Bastianello, as equipes de fiscalização irão adotar um comportamento mais “enérgico”, e o efetivo da Brigada Militar que participará das abordagens ganhará reforço. 

“Todos nós reconhecemos a complexidade da pandemia e estamos preocupados com o aumento de casos. Por isso, cresce a importância do trabalho em unidade”, comentou Bastianello. 

O delegado Marcelo Arigony explicou que as ações de fiscalização ocorrerão tanto durante o dia quanto à noite. Ele entende que, mais do que punir os infratores, é importante também conscientizar e orientar a população sobre a necessidade de se manter os cuidados com a saúde. 

“Precisamos de mais esforços para coibir as aglomerações, a exemplo das festas clandestinas, com as quais temos nos deparado frequentemente. Creio que os próximos 15 dias serão determinantes para barrar o agravamento da pandemia”, frisou o delegado. 

O Ministério Publico Estadual (MPE) também reafirmou o compromisso junto à força-tarefa. O órgão esteve representado na reunião pelo promotor Joel Oliveira Dutra. Segundo o promotor, o MP atuará ao lado dos outros órgãos e tomará as medidas cabíveis, quando necessário, em caso de descumprimento dos decretos municipais e estaduais. 

A reunião deu continuidade aos trabalhos da Fiscalização Municipal Integrada, que, a exemplo do que ocorreu no último fim de semana, tem notificado estabelecimentos comerciais e outros locais que não seguem as normas de distanciamento e higienização exigidos. As equipes contam com profissionais que representam os órgãos que participaram do encontro desta segunda-feira, além de ter à disposição as 815 câmeras de videomonitoramento do Ciosp. 

Novas regras

O mais recente decreto do Executivo Municipal determinou a suspensão das atividades presenciais, mesmo no modelo híbrido, para todos os níveis de educação, com exceção da Educação Infantil, nas redes pública e privada, até 28 de fevereiro de 2021. Já os restaurantes, bares, lancherias e lanches rápidos (trailer) somente podem funcionar das 8h às 21h, para ingresso dos clientes para consumo no local, e têm até as 22h para conclusão do atendimento ao público e do consumo no estabelecimento, medida válida até as 5h de 2 de março de 2021.

Texto: Rafael Favero 
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial