Notícias
01/02/2021 01/02/2021 17h22m
Prefeitura realizou mais de 70 vistorias durante o final de semana em prevenção à Covid-19

Força-tarefa mantém intensificada a fiscalização junto a pessoas físicas e jurídicas para garantir o cumprimento de decretos
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Fiscalização Municipal Integrada, realizou 71 vistorias entre a sexta-feira (29) e o domingo (31) como esforço na prevenção à Covid-19, doença disseminada pelo novo coronavírus. Durante o final de semana, o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) recebeu 89 denúncias de casos por aglomeração de pessoas e 125 denúncias de outros tipos. Na sexta-feira, um clube de futebol foi notificado por permitir aglomeração de cerca de 30 pessoas sem máscara. O jogo foi interrompido, e o responsável, notificado.
O grupo da força-tarefa, formado por Guarda Municipal, Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Vigilância em Saúde, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana e Brigada Militar, realizou orientações junto a pessoas físicas e jurídicas quanto à proliferação da Covid-19 e ao combate à perturbação do sossego público. Na tarde de domingo (31), o grupo realizou fiscalização na Rua Florianópolis, no Bairro Pinheiro Machado. Dezenas de veículos foram abordados, e pessoas que estavam no local, dispersadas. Já à noite, a força-tarefa fiscalizou 10 veículos na Avenida Hélvio Basso, no Bairro Medianeira, fez orientação quanto ao cumprimento de Decretos Municipais e dispersou cerca de 20 pessoas. Em outra ação, um bar foi notificado por descumprimento de decretos e aglomeração de pessoas na Avenida Walter Jobim, no Bairro Patronato.
No sábado (30) à noite, o Ciosp recebeu denúncia de aglomeração, de não uso de máscara e de consumo de bebida alcoólica em via pública nas proximidades de um comércio de bebidas, na Rua Zeferino Corrêa, na Vila Lídia, no Bairro Noal. Os fiscais estiveram no local e deram orientações ao responsável pelo estabelecimento e para 14 pessoas que estavam nas proximidades do comércio. No local, um veículo foi guinchado por estar com a documentação vencida. Outra denúncia de aglomeração e de não uso de máscara foi constatada num centro de culto religioso, na Rua Maceió, no Bairro Pinheiro Machado. Ao chegar ao local, foi constatado o fato e realizada a orientação a respeito dos Decretos Municipais, além de serem emitidas notificação e Termo Circunstanciado pela Brigada Militar.
Na ação da fiscalização de sexta-feira (29), o Ciosp informou a força-tarefa sobre uma denúncia de aglomeração com cerca de 100 pessoas em uma lancheria, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, no Bairro Patronato. O estabelecimento foi autuado pela terceira vez, configurando reincidência por estar em funcionamento sem Alvará de Localização. O local foi fechado e só poderá ser reaberto após obter a licença expedida em conformidade com o que preceitua o Código de Posturas do Município.
Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.
Ações da Fiscalização Municipal Integrada
Entre 29 e 31 de janeiro
• Vistorias realizadas – 71
Alvos das vistorias
• Bar – 10
• Comércio em geral – 3
• Distribuidoras de bebidas – 11
• Farmácia – 5
• Outros – 29
• Padaria – 2
• Restaurante – 8
• Supermercado – 1
• Templo religioso – 2
Notificações emitidas
• Comércio em geral – 1 (aglomeração de cerca de 30 pessoas em clube de futebol)
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria