Inicial > Notícias > Secretaria de Saúde traça planos estratégicos...

Notícias

21/12/2020 21/12/2020 14h30m

Secretaria de Saúde traça planos estratégicos para vacinação de grupos prioritários contra a Covid


Grupo de trabalho mapeia regiões para identificar possíveis locais para receberem a ações de imunização

Garantir a vacinação segura e ágil dos santa-marienses contra a Covid-19 foi o tema principal de reunião, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), com representantes da Secretaria de Saúde. Embora ainda sem certezas, como o quantitativo de doses que serão disponíveis e o público-alvo, a organização das equipes de saúde para realizar a imunização já se torna fundamental.

“A partir do estudo do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, estamos nos organizando internamente e projetando possibilidades, principalmente de locais amplos, abertos e seguros para receberem a população e as equipes de saúde. Porém, ainda trabalhamos com previsões, já que dependemos de muitas confirmações do Estado e da União”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, que fez frente ao encontro.

Equipes da Vigilância em Saúde e da superintendência de Atenção Básica estão mapeando regiões e identificando possíveis locais que tenham estrutura para receber a logística de vacinação contra a Covid-19, como ginásios e áreas ao ar livre. Além disso, a intenção é de que o sistema drive-thru também ocorra, dependendo da quantidade de doses a serem disponibilizadas. A partir disso, a organização se dará de forma simultânea e nos mesmos turnos, a fim de agilizar a imunização. 

Uma vez identificadas as regiões e os possíveis locais, serão contatadas instituições de ensino que possam promover apoio de profissionais e de estudantes nessas ações, bem como órgãos de segurança, como o Exército. 

A reunião também contou com a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, com a superintendente de Atenção Básica, Daiany Donaduzzi, com o superintende da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, com a enfermeira Cecília Pedro e com a técnica de enfermagem Amanda Ruiz Forgiarini, ambas do setor de imunizações.

A partir do próximo mês, o grupo de trabalho começará a se reunir semanalmente. Após definições, representantes de instituições de apoio e do Conselho Municipal de Saúde passarão a ser incluídos nas reuniões de organização.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial