Inicial > Notícias > Santa Maria retoma voos comerciais para...

Notícias

08/12/2020

Santa Maria retoma voos comerciais para Porto Alegre seguindo ações de prevenção ao coronavírus


Nesta terça-feira (8), Aeroporto Municipal teve embarque e desembarque de 50 passageiros

Servidores e funcionários que atuam no Aeroporto Municipal de Santa Maria voltaram, na tarde desta terça-feira (8), a recepcionar passageiros depois de oito meses sem a operação de voos comerciais. Por causa da pandemia, parte das atividades aéreas estava suspensa e, agora, a Prefeitura retoma, de forma gradativa, uma das principais ações de desenvolvimento econômico para Santa Maria e região. O prefeito Jorge Pozzobom e demais autoridades acompanharam as atividades e verificaram as iniciativas para proteger trabalhadores e passageiros da proliferação da Covid-19.

“A retomada dos voos comerciais ocorre em um momento de certezas para Santa Maria e região, pois o desenvolvimento econômico já é uma realidade. Mas, também, projetamos o futuro com a possibilidade de novos empreendimentos, que vão alavancar ainda mais este importante serviço aéreo, tudo com segurança para os servidores e os passageiros”, reforçou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Conforme a empresa Azul Linhas Aéreas, responsável pela rota Santa Maria-Porto Alegre, 50 passageiros estavam previstos para o embarque e desembarque neste primeiro dia de retomada. Quem esteve no Aeroporto Municipal, pôde perceber alterações no terminal. A preferência é para que somente passageiros entrem no aeroporto, mediante verificação da temperatura corporal. No local, há disponibilidade de álcool em gel. 

As salas de embarque e desembarque são monitoradas, limitando o número de pessoas nos locais e reforçando o distanciamento social. O terminal também passa a contar com monitores que são utilizados para informar os usuários do transporte sobre as recomendações necessárias para evitar a proliferação do coronavírus.

A gerente de Segurança da Aviação Civil, Silvana Frasson, e o gerente de Segurança Operacional, Aleques Martins, explicam que foram realizados treinamentos e adequações sobre as medidas necessárias de proteção às pessoas que transitam pelo aeroporto, e todos têm de estar usando máscara de proteção. As medidas atendem a decretos municipais e a determinações da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também, reforçam que o aeroporto seguiu recebendo voos privados e sociais, com o transporte de pacientes, de órgãos e de valores.

A retomada dos voos comerciais também foi acompanhada pelo comandante da Ala 4, coronel Wilson Paulo Corrêa Marques, pelo representante da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Leandro Custódio, e pela adjunta da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana. 

A aeronave disponível tem capacidade para 70 passageiros, operando de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: chegada às 14h10min e saída às 14h50min. A previsão da Azul Linhas Aéreas é de que a partir de fevereiro de 2021, os voos ocorram também aos finais de semana.

Dias e horários:
- Voos de segunda a sexta-feira, com chegada em Santa Maria às 14h10min e saída às 14h50min
- Em 10 de dezembro, a chegada será às 14h20min e saída às 15h
- Nas semanas de Natal e de Ano Novo, os voos ocorrerão nas segundas, terças e quartas-feiras
- A previsão é de que a partir de fevereiro de 2021, os voos ocorram também aos finais de semana

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial