Notícias

07/12/2020 07/12/2020 10h04m

Aeroporto Municipal retoma voos comerciais para Porto Alegre mediante iniciativas frente à pandemia


A partir desta terça-feira (8), serviço aeroviário ocorrerá de segunda a sexta-feira

A retomada gradual do setor econômico de Santa Maria dá um importante passo a partir desta terça-feira (8), quando a empresa Azul Linhas Aéreas volta às atividades no Aeroporto Municipal de Santa Maria, com voos de segunda a sexta-feira. Para isso ocorrer de forma a garantir a segurança dos passageiros frente à pandemia, foram promovidas capacitações aos servidores e o terminal passou por diversas alterações. 

“Desde maio, lutamos pela retomada dos voos pela importância que esta operação tem, inclusive, para o enfrentamento da crise do Covid-19. Este serviço, além de tornar as viagens mais rápidas, também é um voo de carga de produtos de valor alto e de importância elevada. Através dele, são transportados muitos medicamentos e equipamentos sensíveis. Outra importância desta retomada é a relação com empregos. Por isso, não podemos perder este hábito, este caminho para fortalecer o setor aeroviário de Santa Maria”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

No Aeroporto Municipal, já foram realizados treinamentos e adequações sobre as medidas necessárias de proteção aos passageiros, como distanciamento interpessoal, salas de embarque e desembarque com limite de pessoas, disposição do mobiliário de forma diferenciada, uso de EPIs e critérios de higienização para aeronaves e tripulantes. As medidas atendem a decretos municipais e, também, a determinações da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aeronave disponível tem capacidade para 70 passageiros, operando nos seguintes horários: chegada às 14h10min e saída às 14h50min. A previsão da empresa é que a partir de fevereiro de 2021, os voos ocorram também aos finais de semana.

Além disso, para garantir a tranquilidade em termos de saúde preventiva aos passageiros, o Aeroporto Municipal de Santa Maria passa a contar com quatro aparelhos de televisão. Os monitores são utilizados para informar os usuários do transporte sobre as recomendações necessárias para evitar a proliferação do coronavírus.

A rota Santa Maria – Porto Alegre tinha deixado de ser operada desde o início da pandemia de coronavírus. Apesar disso, o Aeroporto Municipal seguiu recebendo voos privados e cumprindo funções sociais mediante o transporte de enfermos, de órgãos e de valores. O retorno dos voos comerciais também é motivado pelo aumento na procura pelo serviço no Município e na região.

Dias e horários:
- Voos de segunda a sexta-feira, com chegada em Santa Maria às 14h10min e saída às 14h50min
- Em 10 de dezembro, a chegada será às 14h20min e saída às 15h
- Nas semanas de Natal e de Ano Novo, os voos ocorrerão nas segundas, terças e quartas-feiras
- A previsão é de que a partir de fevereiro de 2021, os voos ocorram também aos finais de semana

Texto: Bibiana Fantinel (Mtb: 18.258)
Foto: arquivo
Superintendência de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial