Inicial > Notícias > Prefeitura e lojistas se reúnem para...

Notícias

10/08/2020 10/08/2020 16h10m

Prefeitura e lojistas se reúnem para avaliar horário estendido do comércio e projetar novos cenários


Horário ampliado esteve em vigor na semana do Dia dos Pais, com lojas podendo funcionar por sete horas

A Prefeitura de Santa Maria reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (10), com entidades lojistas e de shoppings centers para, juntos, avaliar como foi a ampliação do horário do comércio na semana de Dia dos Pais – o comércio pôde funcionar por sete horas – e projetar cenários para as próximas semanas. O objetivo do Poder Executivo é ouvir os representantes das entidades e, de forma convergente e segura, fortalecer as atividades econômicas.

O entendimento comum, tanto da Prefeitura quanto das entidades, é de que Santa Maria está em um caminho certo, sendo um case de sucesso se comparada com cidades gaúchas do mesmo porte. O secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, conduziram a reunião.

“Estamos todos juntos, buscando o melhor para a cidade no que se refere à saúde da população e o fortalecimento das atividades econômicas. Fazemos ajustes para garantir melhorias, tudo com cuidado e responsabilidade para manter os nossos índices”, destacou Cortez.

Nesta semana, o comércio retornou ao horário anterior: de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e no sábado das 9h às 15h. Os shoppings centers também podem funcionar por seis horas, no horário compreendido entre 12h e 20h. Para as próximas semanas, a Prefeitura pretende, junto às entidades, e considerando o cenário diário da pandemia de coronavírus na cidade, criar um calendário para avaliar a possibilidade de ampliar os horários.

“Claramente, todos nós desejamos que as atividades econômicas retomem sua força, mas precisamos criar um ambiente seguro”, complementou Falk.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDM), Marli Rigo, o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Ademir da Costa, e o assessor jurídico das entidades, Rafael Saccol Bagolin, também participaram do encontro, ressaltando que é preciso trazer as pessoas de volta ao consumo para garantir renda.

“Temos a compreensão de que Santa Maria tem sido uma cidade modelo, e queremos que volte a prosperar. Por isso, estamos aqui debatendo melhorias para a retomada do desenvolvimento”, destacou a presidente do CDL.

O administrador do Royal Plazza Shopping, Ruy Giffoni, e Camila Figueiredo, do Shopping Praça Nova, também fizeram suas ponderações ao Executivo.

“O objetivo de todos nós é o fortalecimento econômico dos diferentes setores. Todas reuniões são fundamentais para o entendimento e a compreensão de todas as partes”, ressaltou Giffoni.

A reunião também contou com a presença do presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Fernando Maffini. A intenção foi buscar melhorias no transporte coletivo, no intuito de diminuir aglomerações nas paradas de ônibus. Novas soluções serão estudadas pela entidade para atender a demanda.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: João Vilnei/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial